sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

“Em seis meses a Sala da Cidadania mudou muitos aspectos da nossa região”, comemora prefeito de Ipixuna do Pará


 0  0 
 
 
sexta-feira, 27 Fevereiro, 2015 - 15:00
Foto: Urucum Brasil
A chegada da Sala da Cidadania ao município de Ipixuna do Pará, a 300 quilômetros da capital Belém (PA), mudou a vida e a rotina dos 17 assentamentos da reforma agrária da região. Antes, o que demorava muito tempo para ser resolvido, por causa da distância e da dificuldade de locomoção, agora é solucionado em minutos. E o melhor, os assentados não precisam sair do município.
O resultado da novidade é a renegociação de R$ 1,8 milhão em dívidas. “Com desconto de 80% esse valor caiu para R$ 360 mil que já está sendo pago. Em 20 minutos, o assentado consegue renegociar suas dívidas, o que o habilita a acessar novos créditos para produção”, explicou o prefeito de Ipixuna do Pará, Salvador Chamon Neto.
Os atendimentos na Sala da Cidadania no município são feitos de segunda a sexta-feira. Além da renegociação, os assentados podem obter, entre outros serviços, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), a Certidão do Assentado e o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). “Em seis meses a Sala da Cidadania mudou muitos aspectos da nossa região. Promoveu conforto aos nossos assentados e os aproximou ainda mais das políticas do Governo Federal”, finaliza o prefeito.
Sala da Cidadania
Criada em 2014, a Sala é uma estrutura que leva aos assentados da reforma agrária os serviços de renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Certidão do Assentado e Espelho do Beneficiário.
Já, o proprietário rural pode obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), a Comprovação de Atividade Rural para fins de aposentadoria, além de direcionamento para a Receita Federal, nos casos de pagamento de Imposto Territorial Rural (ITR).  
Números
  • Em 2014 foram instaladas 257 unidades, com mais de 705 técnicos capacitados e habilitados;
  • Em apenas seis meses de funcionamento, foram emitidos 12,2 mil boletos para renegociação de dívidas;
  • 20.971 dívidas foram liquidadas, dessas 9 mil diretamente pelo portal;
  • Foram atualizados os cadastros de 1.116 famílias assentadas;
  • Estão previstas a criação de mais 335 unidades.
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/%E2%80%9Cem-seis-meses-sala-da-cidadania-mudou-muitos-aspectos-da-nossa-regi%C3%A3o%E2%80%9D-comemora-prefeito#sthash.8nLcZqPG.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário