sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Assentados recebem cartões para acessar crédito em São Gabriel (RS)



Publicado dia 21/08/2015
Agricultores de assentamentos de São Gabriel contemplados com crédito na última semana estão recebendo os cartões bancários para acessar o recurso. A agência do Banco do Brasil no município está abrindo mais cedo para atender especialmente este público, que se desloca por grandes distâncias e depende dos horários dos ônibus disponíveis.
“Estamos abrindo às 9h e fazendo o máximo possível para atender. É papel do Banco fazer esta ação funcionar, fazer a parte social” afirma a gerente da agência, Elisete Fenner Marques. Ela passa orientações gerais aos beneficiários, como a possibilidade de usar o cartão diretamente no estabelecimento comercial, na função débito, sem precisar sacar dinheiro. Três funcionários do banco, além de entregar os cartões, ajudam no desbloqueio e na operação das unidades de autoatendimento.
A ação iniciou em parceria com técnicos do Incra nesta quinta-feira (20), atendendo 47 famílias de agricultores dos assentamentos Guajuviras, em São Gabriel, e Santa Verônica, em Santa Margarida do Sul – município vizinho. Dos cartões entregues neste dia, 31 se referem à modalidade de crédito Apoio Inicial I, destinado à instalação no assentamento, no valor de R$ 2,4 mil por família; outros 16 cartões dão acesso a recursos do Fomento Mulher, voltado a projetos de responsabilidade da titular do lote, no valor de R$ 3 mil.
A agência volta a abrir mais cedo nas próximas terça e quarta, para finalizar o atendimento dos 94 assentados contemplados com créditos nos dois municípios.
Facilidade
“Foi um atendimento exclusivo. Pudemos conversar com calma, tirar dúvidas com o Banco e com os técnicos do Incra. Tentaram simplificar bastante, explicaram direitinho. Foi tranquilo” conta Josiane Antunes Ardenghi, do assentamento Santa Verônica, em Santa Margarida do Sul. Ela retirou o cartão bancário na quinta-feira, e já usou parte dos recursos do crédito Apoio Inicial I. Integrante de um grupo de cinco mulheres que trabalha na fabricação de pães, ela investiu, em conjunto com as outras assentadas, na aquisição de uma sovadeira.
Os pães são comercializados quatro vezes por semana com entrega direta ou em duas feiras: uma na praça central de São Gabriel e outra no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde Josiane cursa Gestão Ambiental.
O restante dos recursos recebidos também deve ter aplicação conjunta. “Trabalhamos com leite, estamos pensando em um gerador para o resfriador. Também precisamos de um boiler para aquecimento da água”, diz Josiane. O grupo já planeja também como aplicar o Fomento Mulher, ainda não acessado pelas agricultoras.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
(51) 3284-3309 / 3311
imprensa@poa.incra.gov.br
http://www.incra.gov.br/rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário