sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Brasileira relata cotidiano no Líbano em blog


Jornalista Lú Braga criou espaço virtual para contar o dia a dia no país árabe e suas experiências de estrangeira. Ela mora em Beirute desde abril e também promove ações sociais.


Divulgação
Blogueira mostrou trabalho de chef da Marinha
São Paulo – Desde o mês de abril, a jornalista brasileira Lú Braga retrata em um blog o seu cotidiano no Líbano e o dia a dia do país. Escrito em português, o espaço virtual mostra os brasileiros que atuam voluntariamente no Líbano, atividades promovidas pelo Centro Cultural Brasil Líbano, o trabalho da Marinha Brasileira, que faz parte da Missão de Paz das Nações Unidas no país, e também temas bem amenos como o biquíni possível de usar em Beirute ou uma despedida de solteira na cidade, tudo a partir da experiência da blogueira.
“Só não falo de política, polícia e religião”, afirma Braga. A jornalista nasceu em São Paulo e se formou em Comunicação Social na Fundação Educacional do Município de Assis (Fema), no interior paulista, em 2003. A experiência profissional inclui o trabalho em rádios, ainda na faculdade, canais de televisão e assessoria de comunicação, no Sudeste e Norte do Brasil, além do exterior. Em Moçambique e Inglaterra, Lú Braga trabalhou para a TV Record.

Mas foi enquanto morava e trabalhava para o governo de Rondônia que ela fez uma pesquisa sobre a presença dos libaneses na Amazônia, onde há uma comunidade árabe. Engajada em projetos de responsabilidade social, a jornalista resolveu criar seu blog Na Segunda a Lú Começa(http://nasegundaalucomeca.com) para falar deles, em março deste ano. Mas ela resolveu variar nos temas, incluir assuntos como moda e beleza, e se mudou para Beirute em abril, de onde fala de tudo isso para brasileiros que vivem no Oriente Médio.
Divulgação
Lú Braga (ajoelhada): blog e ação social
De acordo com Braga, o blog já chegou a ter dois milhões de acessos mensais. A paulistana conta que eles aumentam quando são abordados temas de responsabilidade social, como quando relatou uma doação pessoal de sangue, envolvida em uma campanha da marca brasileira de cosméticos O Boticário. Outras postagens populares foram sobre sua visita ao chef de cozinha do navio da Marinha Brasileira no Líbano e sobre a ida a um convento de freiras.

Para Braga, a grande realização é poder escrever no blog sobre ações sociais em meio a outros temas. Ela vem se articulando para ajudar na promoção social no país árabe. Em setembro vai lançar um livro com receitas brasileiras e libanesas, escritas por brasileiros que vivem no Líbano, cuja renda será revertida para tratamento de crianças com câncer. Também está organizando uma exposição de fotos suas e do sargento Bruno Percut mostrando as ações sociais da Fragata União, da Marinha Brasileira, no país árabe para setembro. O local ainda está por ser definido.

A jornalista tem duas especializações, em Educação e em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas, e conta que vive do seu blog desde que ele entrou no ar. Ela trabalha com patrocínios para alguns posts, que podem ser desde o relato da sua ida a determinado salão de beleza como uso de algum produto corporal. Mas a intenção de Braga é atrair para o seu espaço virtual empresas brasileiras interessadas em investir no Oriente Médio e África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário