terça-feira, 11 de agosto de 2015

Governo investe na política de desenvolvimento territorial


 0  0 
 
 
terça-feira, 11 Agosto, 2015 - 15:45
Em entrevista ao portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a diretora do Departamento de Ações de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Severine Carmem Macedo, explicou a importância dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial para o rural brasileiro. 
Presentes em 188 territórios, em todas as unidades da federação, os Nedets fortalecem o papel das universidades e institutos federais na construção de estratégias de melhoria rural. Para consolidar ainda mais essa iniciativa, o Governo Federal promoverá 11 capacitações das equipes dos núcleos nos meses de agosto e setembro deste ano. O primeiro encontro será nesta quarta-feira (12), em Goiânia (GO), e atenderá os Nedets de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e Tocantins. 
Confira abaixo a íntegra da entrevista. 
Como funciona a estratégia de desenvolvimento territorial?
A política territorial visa responder a um desafio com a dimensão do Brasil. Nós temos mais de 5 mil municípios, 90% deles têm menos de 50 mil habitantes, ou seja, eles têm uma característica rural importante, que vai além do espaço de produção agropecuária. Toda a formulação dessa política territorial parte da necessidade de pensar esse desenvolvimento de maneira mais ampla, de pensar em promover a inclusão das pessoas nas políticas públicas. É a melhoria da qualidade de vida dentro de um processo de desenvolvimento local, que envolve um conjunto de atores como sociedade civil e representantes do governo.
Qual o papel dos núcleos dentro dessa política?
O Núcleo de Extensão de Desenvolvimento Territorial é um instrumento importante, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA, para apoiar o funcionamento dos colegiados territoriais. Eles auxiliam a realização de reuniões, de encontros para fomentar a organização dos comitês de jovens e de mulheres; para assessorar o colegiado quando ele for discutir o Proinf (Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais), o Plano Safra, as compras institucionais e diversas ações governamentais. No entanto, essa não é a única meta, uma vez que envolve uma rede de mais de 40 instituições e 100 professores que desenvolvem extensão e pesquisas para o fortalecimento desses territórios rurais. 
Como funciona o núcleo?
Em cada núcleo há dois assessores e um coordenador que reúne, movimenta e planeja com o colegiado territorial um calendário de ações para os dois anos de duração do processo. No caso dos Territórios da Cidadania, há ainda uma assessora de políticas para mulheres rurais, voltada para a questão de gênero. 
Qual o objetivo da capacitação dos Nedets nos próximos meses?
Para unificar minimamente as informações e também ampliar o conhecimento desses assessores sobre as nossas políticas e como deve ser o funcionamento dos núcleos. Os Nedets não substituem os colegiados, eles são suportes. As capacitações terão a duração de três dias e envolverá parceiros de outras áreas do MDA, como as secretarias da Agricultura Familiar (SAF) e de Reordenamento Agrário (SRA) para ampliar a informação das nossas ações e prioridades. A expectativa é que 700 pessoas participem desse processo.
Por que os núcleos são importantes para a estratégia de desenvolvimento territorial?
Eles são núcleos de apoio e de assessoria importantes aos colegiados e para os territórios, no intuito de ajudar a fazer que com que aquela agricultora, aquele agricultor, que reside, atua e vive nesse local possa ter acesso às políticas públicas que gerem melhorias no meio rural. 
Os Nedets são frutos de uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) e da Diretoria de Política para Mulheres Rurais e Quilombolas (DPMRQ), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Serviço
Capacitação Nedets – Goiânia
Data: 12 a 14 de agosto de 2015
Horário: 9h
Local: Centro de Treinamento da Emater – Estrada do Campus, Qd – Área – Campos II da Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia) – Goiânia (GO)
Gabriella Bontempo
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/governo-investe-na-pol%C3%ADtica-de-desenvolvimento-territorial#sthash.IGhYJObx.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário