19/08/2015 18:00
Ferramenta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
promove a participação social e fortalece a cidadania
Brasília, 19 – A promoção da participação social nas políticas públicas tem sido um
marco para o governo federal nos últimos 12 anos. Políticas que possibilitam a redução
da extrema pobreza, por exemplo, tiveram origem em diversos mecanismos e formas
de participação social, como conselhos, conferências, ouvidorias, audiências e consultas
públicas, entre outros.
Uma das ferramentas que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
(MDS) criou para promover a participação social e fortalecer a cidadania é a Ouvidoria,
que acaba de completar 10 anos. A área é a terceira mais demandada do governo federal.
A Ouvidoria recebe denúncias, sugestões, reclamações e elogios da população. Além
disso, sugere mudanças aos gestores para aperfeiçoar os processos de prestação de
serviço e o atendimento ao cidadão.
Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a
informação gera maior participação social e “é um antídoto contra o preconceito”. Ela
destaca ainda o dever da Ouvidoria em tratar o beneficiário de forma singular. “Cada
demanda é uma pessoa que precisa dos serviços do Estado”, destacou.
Para a ouvidora do MDS, Mônica Ribeiro, um cidadão bem informado tem melhores
condições de participar, fazer valer os seus direitos e exercer sua cidadania. Ela
destaca ainda que é dever da Ouvidoria tratar todos os cidadãos, especialmente os
beneficiários, de forma singular. “Sabemos que, por trás de cada contato, além de
uma demanda social específica, há um cidadão de direito.”
Atendimento - Em 10 anos, foram contabilizados mais de 113 mil contatos com o
cidadão. Como as políticas sociais, as formas de contato com o cidadão também
foram aperfeiçoadas, hoje abrangendo ligações telefônicas, formulário eletrônico,
cartas e presencial, na sede do ministério. “Aproximamos essas demandas sociais
dos técnicos do MDS, que desenham e implementam políticas públicas para que o
Estado atenda cada vez melhor a população”, explicou a ouvidora.
O Programa Bolsa Família e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo
Federal são os temas mais comuns nos atendimentos – cerca de 80% da demanda
–, seguidos pelos temas da assistência social. São Paulo, Bahia e Minas Gerais são
os estados que mais fizeram contato com a Ouvidoria do MDS nesses 10 anos. Do
total de atendimentos, 57% foram feitos pelo 0800 e as mulheres representam 66%
do público.
De acordo com Mônica Ribeiro, a equipe passa por capacitações rotineiras, para
humanizar o atendimento e tornar a mensagem mais compreensível pelo cidadão.
“Fazemos escutas do nosso atendimento. Essa é sempre uma oportunidade de
melhorar a linguagem e a informação com a qual nos comunicamos com os cidadãos.
Trata-se de um aperfeiçoamento contínuo, que faz toda a diferença para o público que
nos procura.”
Informações sobre os programas do MDS: 0800-707-2003 mdspravoce.mds.gov.br Informações para a imprensa: Ascom/MDS (61) 2030-1021 www.mds.gov.br/saladeimprensa |
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Ouvidoria do MDS completa 10 anos de atendimento ao cidadão
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