sábado, 23 de junho de 2012

AGRICULTORES FORJAM SAÍDA PARA PERMANECER NO CAMPO.


          Ganha força e fôlego o movimento que leva o turismo como meio de vida para o setor rural. Aqui no nosso Estado, denominado de agroturismo. Paralelamente perde força a idéia de que turismo é coisa de gente desocupada. Turismo é trabalho e renda, turismo é lazer e cultura.
          Na forma e na maneira que o turismo no meio rural vai se impondo, a gente pode coloca-lo como uma ação moderna, já que no agroturismo os agentes formam uma cadeia muito grande. Na verdade, o esquema que vem sendo elaborado e posto em prática, principalmente na região montanhosa e especialmente na comunidade de Venda Nova do Imigrante, não coloca o turismo gravitando em torno de um hotel. Na verdade, o esquema gravita em torno da comunidade, em termos de trabalho e do retorno financeiro.
          O agroturismo é a forma moderna da parceria dos produtores rurais com o esquema hoteleiro e dos restaurantes. Mas amanhã o setor rural poderá fornecer cama e comida para os turistas, e tudo vai depender do seu esquema e do seu interesse. A integração é consequência de ações isoladas de produtores rurais que resolvem implementar um trabalho em comum.
          Como exemplo do esforço que vem sendo trilhado por muitas e muitas famílias do nosso Estado, na direção de processar parte de sua produção agrícola e com esta ação aumentar a sua renda, queremos transcrever um texto que no ano passado registramos, como uma faceta do agroturismo no nosso Espírito Santo, em Venda Nova do Imigrante.
          Aqui  nesta casa e nesta família nós vimos o agroturismo capixaba dar o seu primeiro passo. A Família Zorzal Carnielli é a mestra: no trato com a terra, no trabalho com as plantas, na lida com os animais e no relacionamento com as pessoas.
Nesta casa e nesta família experimentamos e sentimos um convívio que nos faz voltar a nossa família, a nossa casa e a nossa infância. Todos os dias eles registram na sua história, a marca e a personalidade da competência, da qualidade e da alegria de viver.
quando chegamos pela primeira vez, o impacto foi o de estar em terra firme. Terra de gente franca, aberta para a vida e para o mundo. Um rústico banco de madeira sempre nos espera, tem décadas de vida e outro tanto de história. Um convite... Acomodar e deixar o tempo passar com conversas que não terminam nunca, embaladas no sabor de um cafezinho com queijo. Atestamos e damos fé. Rendemos nossa homenagem a garra da Família Zorzal-Carnielli e todos que aqui colocaram o seu suor em forma de trabalho. Ronald, Eliane, Augusto, Vinícius e Helena.
          O agroturismo é a soma de trabalhos como a que a família Zorzal Carnielli vem fazendo, igual a que dezenas de famílias também fazem. Como opção de trabalho e renda o agroturismo é um sucesso e pode ajudar muito ao nosso Estado, onde o meio rural é um fornecedor de gente para as cidades. Gente que vem, mas que a sua maioria vai para os morros e mangues, onde vão se marginalizar. Se as autoridades não atrapalharem, vão ajudar muito.
A Gazeta 16-02-1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário