sexta-feira, 29 de junho de 2012

Café da Colômbia tem que cair para recuperar mercados--analistas




GENEBRA, 28 Jun (Reuters) - A Colômbia provavelmente reduzirá o preço do seu café para conseguir recuperar os mercados perdidos após sua pior safra em três décadas, disseram analistas na quinta-feira.
A Colômbia é uma grande produtora dos cafés tipo arábica, de alta qualidade, e historicamente consegue valores mais elevados para esse produto do que os países concorrentes.
Mas nos últimos três anos as safras ficaram abaixo das metas, levando os torrefadores a buscarem alternativas mais baratas de exportadores rivais, como Brasil e Guatemala, segundo analistas.
"Não sei se a Colômbia será capaz de obter diferenciais elevados enquanto disputa participação no mercado", disse Judy Ganes-Chase, presidente da J.Ganes Consulting, durante uma conferência. "Há outras grandes variedades regionais, como a guatemalteca. Outras variedades suaves preencheram a lacuna."
Qualquer concessão que a Colômbia fizer em termos de preços será dolorosa, por se somar a uma queda generalizada na cotação do café arábica. Nesta semana, esse produto caiu ao seu menor valor em dois anos, 1,501 dólar por libra-peso, refletindo a perspectiva de uma grande safra no Brasil.
A Colômbia pretende mais do que duplicar sua produção de café até o final da atual década, para 18 milhões de sacas, contra 7,8 milhões de sacas de 60kg do ano passado.
"É uma questão de preço. A Colômbia pode ter de fazer concessões..., os compradores podem não ver um incentivo para voltar", disse Stefan Uhlenbrock, analista-chefe de açúcar e café na alemã F.O. Licht.
A Colômbia tradicionalmente exporta a maior parte do seu café para os Estados Unidos e Japão, mas esses torrefadores têm incrementado a substituição do café arábica pelo tipo robusta, de menor qualidade para fazer o blend.
No futuro, os torrefadores podem recorrer cada vez mais ao café do Brasil, que oferece tanto a variedade robusta quanto a arábica, segundo Neil Rosser, consultor de café no Reino Unido.
"O Brasil está agora fazendo excelentes (cafés) suaves, como os colombianos, então o Brasil é agora um local onde um torrefador pode concentrar suas compras", afirmou.
(Reportagem de Emma Farge)
REUTERS RS FG
Visualizar |   |   Comentar     |       

Nenhum comentário:

Postar um comentário