quinta-feira, 28 de junho de 2012

Colatina entrega Casa do Mel e equipamentos para agricultura familiar nesta sexta-feira



Acontece nesta sexta-feira (29), no auditório do Ifes Itapina, a partir das 15 horas, a inauguração da Unidade de Processamento do Mel (Casa do Mel), e a entrega de equipamentos para beneficiamento do café. Na oportunidade os presentes também irão visitar as obras da Unidade de Pasteurização do Leite, que fica localizada no Ifes.
 
Participarão da solenidade o prefeito Leonardo Deptulski, o secretário de Estado de Agricultura, Ênio Bergolli; o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Izidoro Rodrigues; representantes da Aapicol (Associação de Apicultores de Colatina), da Associação de Produtores de Castatinha do Pancas, produtores de mel e de café, além de outras autoridades.
 
Casa do Mel
 
A Casa do Mel é uma agroindústria de beneficiamento, totalmente equipada e estruturada para atender os apicultores locais. A unidade fica localizada no Ifes Itapina e vai beneficiar 12 apicultores da região, com expectativa de aumento do número de participantes.
 
Com um investimento de R$ 243 mil, em parceria com o Governo do Estado e o Instituto Terra, a previsão é de que sejam processados por ano uma média de 30 toneladas do produto.
 
O objetivo é que todo o mel produzido na região seja processado, filtrado, envasado e fique apto para comercialização, ganhando dessa forma maior valor quando chega ao mercado. Além de beneficiar o mel para o comércio, parte da produção será destinada para a merenda escolar de alunos da rede pública do município.
 
A Prefeitura de Colatina teve um papel importante para a viabilização da unidade. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, foram ministrados vários cursos para os apicultores. Além disso, a Prefeitura ajudará na organização da Casa, quando estiver em funcionamento.
 
Para o prefeito, a inauguração da unidade vai estimular a produção, além de agregar valor e estimular a agricultura familiar. “Essa unidade de beneficiamento é de grande importância para os apicultores, pois agora eles terão condições de produzir, processar e vender o mel que eles produzem certificados e com menos intermediários”.
 
Além do processamento, será realizado também a criação da marca e do rótulo para facilitar a venda do produto final. Inicialmente o mel será vendido em bisnagas e a marca será chamada “Flores do Rio Doce”.
 
Entrega de equipamentos
 
Durante a solenidade no Ifes serão entregues também diversos equipamentos que ajudarão no beneficiamento do café. O maquinário será entregue à Associação de Produtores de Cascatinha do Pancas. Serão repassados à associação: quatro secadores, um descascador, uma moto, equipamentos de internet e um micro trator.
 
Os cafeicultores também receberão uma máquina de beneficiamento para torrar e empacotar o café. A máquina fará com que os cafeicultores lucrem mais com a colheita, uma vez que ficarão autônomos, e poderão vender o café já pronto para consumo. Cafeicultores de toda a região do entorno da comunidade de Castatinha do Pancas serão beneficiados.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, José Izidoro, a ação vai possibilitar a melhoria da qualidade e da produção do café, aumentando a competitividade e o valor de venda do produto final. “Essa unidade é o que faltava para estimular o pequeno produtor, e aumentar a renda das famílias. O apoio da cooperativa local também é fundamental, pois acreditamos na força que ela tem junto aos produtores”.
 
Texto: Danyara Corona
_____
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051

Nenhum comentário:

Postar um comentário