sexta-feira, 29 de junho de 2012

Incaper oferece curso avançado em ArcGIS no Estado





Incaper
Doze profissionais do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) participaram, nos dias 25 e 26 de junho, do curso avançado Trabalhando ArcGIS com Network Analyst. O curso ocorreu no auditório do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

O treinamento é direcionado para grupos que estão incluídos nos seguintes níveis de usuários: os que desfrutam dos dados diretamente do sistema e quando demandam orientações; as pessoas que executam serviços ou trabalhos dentro do Geobases; os que estão iniciando o trabalho com softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para a execução independente de atividades dentro de suas unidades e os que já são experientes no uso de software de SIG e pleiteiam cursos avançados.

Participaram da abertura do curso o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e secretário executivo do Geobases, Evair Vieira de Melo, a diretora técnica do Prodest, Maria Sylvia Marques Abaurre, o coordenador técnico do Geobases, Leandro Roberto Feitoza, dentre outras autoridades.

“O Geobases, em seu papel de viabilizar o processamento de informações geoespaciais no Estado, vem promovendo um instrumento de apoio sem precedentes aos grandes projetos/ações que estão alinhados com os eixos estratégicos do Plano de Governo 2011 – 2014”, afirmou o diretor-presidente do Incaper e secretário executivo do Geobases, Evair Vieira de Melo.

“Com esse curso encerramos o ciclo de treinamentos programados para o primeiro semestre deste ano. As demais capacitações, em serviço de nível um e dois, sempre farão parte dos serviços cotidianos a serem proporcionados pela Unidade Central de Gestão do Geobases, localizada no Incaper”, apontou o coordenador técnico do Geobases, Leandro Roberto Feitoza.

Os profissionais que participam desse curso são provenientes das seguintes nove instituições integrantes do Geobases:

Companhias de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV)
Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Iema
Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural - Incaper/Geobases/Unidade Central
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
Prefeitura Municipal de Linhares
Prefeitura Municipal da Serra
Prefeitura Municipal de Vitória
Prefeitura Municipal de Aracruz
Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

O sistema Geobases

O Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) é um sistema multi-institucional, já em amplo uso no Estado, que foi constituído na modalidade de adesão, a partir da celebração do Convênio de Cooperação Mútua em 2001, integrando instituições públicas e privadas de diferentes áreas de atividades, para composição, manutenção, utilização e compatibilização das informações geoespaciais básicas do Estado do Espírito Santo.

O sistema integra esforços de 96 instituições e possui aproximadamente 300 camadas de diferentes dados cobrindo todo Espírito Santo. Eles estão disponíveis para uso online, o que o torna um instrumento estratégico no apoio a construção de políticas públicas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário