quinta-feira, 28 de junho de 2012

Apicultura gera emprego e renda no campo



Treinamento oferecido pelo Senar/ES prepara o homem do campo para a produção de mel, própolis e geléia real

A apicultura é uma atividade crescente, responsável pela geração de inúmeros postos de trabalho, proporcionando renda e qualidade de vida para o homem do campo. Além de provocar positivos impactos sociais e econômicos, a atividade contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente

Em função desses fatores e devido ao baixo custo e praticidade da produção, a apicultura tem despertado o interesse dos produtores. Pensando nisso, o Senar/ES oferece o treinamento de Apicultura para preparar o homem rural para a produção de mel, própolis e geléia real. De janeiro a junho deste ano, foram capacitados cerca de 50 produtores rurais.

Segundo o instrutor do Senar/ES, João Mauricio da Escossia Martins, as abelhas não requerem cuidado diário, assim, a manutenção das colméias é mais prática. Além disso, a apicultura contribui para a proteção ambiental, já que as abelhas auxiliam a polinização das flores, colaborando para manter a biodiversidade. “A criação de abelhas tem tomado espaço no campo, já que com a sua excelente polinização tem aumentado a produtividade das lavouras”, revela Martins.

Capacitação

O Senar/ES oferece três capacitações de apicultura: apicultura iniciante; produção de mel, própolis e cera, e produção de geléia real e rainhas. Na apicultura iniciante, os participantes aprendem a origem e biologia das abelhas, identificação de materiais e equipamentos, localização e instalação do apiário, cuidados a ferroadas das abelhas, entre outros fatores.

Na capacitação de produção de mel, própolis e cera são ensinados a origem e as características do mel, os fatores que influenciam a sua produção, como preparar a colméia para a safra de mel, apicultura migratória, colheita e armazenamento da própolis. Já a capacitação de produção de geléia real e rainhas aborda o manejo de abelhas, os fatores biológicos a considerar na criação de abelhas rainha, a seleção de matrizes, a produção de rainhas pelo método da puxada natural, método Espanhol e método Doolitle, além da formação e manejo das colônias recria e núcleos de fecundação, entre outros conceitos.

Incremento

Além de incrementar a renda do produtor por meio da venda dos produtos, o mel é muito bom para a saúde e possui ação antioxidante e antibacteriana significativa, lembra Martins. “Com isso, o consumo desses produtos pode ajudar na prevenção e tratamento de algumas doenças”, diz Martins.



Relação de treinamentos de julho
A lista completa de treinamentos pode ser acessada em www.faes.org.br

Treinamento
Data
Local
Eletricista Rural
01/07
Cachoeiro de Itapemirim
Bovinocultura de Leite e Corte
05/07
Baixo Guandu
Plantio e Tratos Culturais de Eucalipto
07/07
Santa Maria de Jetibá
Casqueamento e Ferrageamento de Equinos
09/07
Apiacá
Informática – Inclusão Digital
10/07
Jaguaré
Inseminação Artificial de Bovinos
16/07
Ecoporanga
Produção Caseira de Pães e Biscoitos
17/07
Muqui
Produção de Derivados do Leite
24/07
Afonso Cláudio
Uso correto e seguro de agrotóxicos
25/07
Mimoso do Sul
Olericultura
30/07
Conceição da Barra

A agenda de treinamentos pode sofrer alterações durante o mês.


Maiores Informações:

Iá! Comunicação/Barbara Dias – (27) 3314-5909/ (27) 9745-8270
Caroline Csaszar – (27) 9964-446

Nenhum comentário:

Postar um comentário