terça-feira, 26 de junho de 2012

Produção mundial de café para 2012/13 é estimada em recorde de 148 milhões de sacas



A produção mundial de café para 2012/13 é estimada em recorde de 148 milhões de sacas de 60 kg, um aumento de 10 milhões em relação ao período anterior. A estimativa faz parte de relatório sobre mercado mundial e comércio, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Segundo o USDA, metade do ganho pode ser atribuído à safra de arábica do Brasil, que está  em ciclo bienal de alta produção. A colheita recorde de robusta no Brasil e no Vietnã também contribui para o crescimento. Com o resultado, as exportações mundiais do grão devem ser 7 milhões de sacas maiores no período, para 115 milhões de sacas, "em grande parte por causa da força destes dois países". 
O consumo mundial deve aumentar 3 milh&oti lde;es de sacas, para 142 milhões, em expansão constante na maioria dos países. O USDA observa, no entanto, que "embora os estoques finais devam crescer 3 milhões de sacas, para 27 milhões, o abastecimentos permanece apertado." O relatório do USDA revela que a produção brasileira de café deve ser recorde de 55,9 milhões de sacas, mais 6,7 milhões de sacas, principalmente em virtude do ciclo bienal de alta produção do arábica. Apesar disso, o clima seco e a geada, em particular em Minas Gerais, prejudicaram  o crescimento do potencial produtivo.
A colheita de robusta está avançando em meio a condições climáticas favoráveis e manejo adequado da cultura, principalmente no Espírito Santo. Na Colômbia, o USDA estima a safra em 7,5 milhões de sacas, mesmo volume da safra anterior e 5 milhões de sacas abaixo  da safra 2007/08, antes da crise financeira global. As lavouras enfrentam problemas de pragas e doenças, como a broca do café e ferrugem. Além disso, o programa de renovação dos cafezais em curso torna inviável a produção de lavouras novas. O USDA informa que a Colômbia tem importado cerca de 90% dos grãos do Equador e do Peru para consumo interno, em comparação com 20% antes da queda da produção.
Os produtores colombianos devem exportar 6,5 milhões de sacas, mesmo volume do período anterior. A produção do Vietnã está estimada pelo USDA em recorde de 22,4 milhões de sacas em 2012/13, aumento de 1,4 milhão de sacas ante período anterior, favorecida pela combinação de condições climáticas favoráveis e aumento da área. O USDA estima a safra da Indonésia em 9,7 milh ões de sacas, crescimento de 1,4 milhão de sacas. A Índia deve colher 5,1 milhões de  sacas, uma leve queda de 200 mil sacas ante 2011/12.
A safra de café da América Central está projetada pelo USDA em 14 milhões de sacas, aumento de 1 milhão de sacas, graças a um novo recorde na produção de Honduras. Na África Subsaariana, a produção deve alcançar 17,2 milhões de sacas, com aumento de 1 milhão de sacas, com metade dos ganhos atribuídos à Etiópia e Costa do Marfim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário