quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cafezais de Rondônia em processo de recuperação




Após uma década de declínio, a safra de café do tipo conilon em Rondônia começa a dar sinais de recuperação. Na colheita 2010/2011, de acordo com levantamentos da secretaria de Agricultura e Pecuária, Seagri, foram colhidas 1 milhão 468 mil sacas de 60 quilos. No entanto, na colheita de 2011/2012, que está em fase final, deverão ser beneficiadas 1 milhão 638,8 mil sacas.

Esse incremento positivo na produção cafeeira no Estado, que será mostrado em nível nacional pelo programa Globo Rural, da Rede Globo, deve-se a novastecnologias  colocadas em prática pelos produtores rurais e o apoio do governo do Estado, através da Emater. A equipe do Globo Rural conheceu de perto a produção de café conilon que está se reerguendo em Cacoal, na região central do Estado.

Recuperação - Segundo o secretário de Agricultura do município de Cacoal, Wilmar Kemper, a área cultivada com café diminuiu 6% no Estado, principalmente pela queda nos preços, com os produtores rurais migrando para a produção de leite e outras culturas. Contudo, de acordo com ele, a recuperação nos preços do café, as novas tecnologias, mudas clonadas e irrigações começam apresentar resultados positivos.

O técnico agrícola, Wesley Gama, da Emater que presta assistência aos produtores de café no município de Cacoal, apresenta como exemplo, o produtor rural Arnilei Sérgio Kalki, que cultiva mudas clonadas e utiliza novas tecnologias, está colhendo 100 sacas de café por hectare. Kalki ainda usa o sistema de terreiro (leira) para secar ao ar livre, sol e vento, agregando valor ao produto na hora da comercialização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário