OPINIÃO
Nestes
anos muito podemos falar do contato com os turistas. Em sua maioria, 80 por
cento vêm da Grande Vitória, que fica a 100 km, 20 por cento vem de todo
Brasil. Recebemos turistas do exterior. O que nos leva a concluir: temos um
grande mercado para trabalhar. Temos temporadas com mais turistas e outras com
menos, mas os temos sempre, daí o slogan:
AGROTURISMO O ANO
TODO.
Faz
parte do negócio a insistência e a dedicação. A nossa temporada é no inverno.
Mas nos meses de verão acontece um bom fluxo. Nesta época recebemos o maior
número de turistas das partes mais distantes do Brasil. Este número é crescente
e deve-se ao fato da mudança que está acorrendo com turistas que procuram a
montanha, não ficando somente na praia.
Na
propriedade passam em média 500 pessoas por semana, 20 por cento são de visitas
técnicas de agricultores que querem conhecer o que fazemos. Recebemos
estudantes que monitorados conhecem as culturas e o trato com os animais.
Viramos ponto de referência, fazendo com que busquemos inovações e tecnologias.
Receber
pessoas nos levar a observar mais e
mais. Tomamos decisão com maior rapidez nas mudanças que se fazem necessárias.
As pessoas que nos visitam nos ajudam a caminhar em frente, sem desanimar.
Uma
mudança deve ocorrer com a organização ao redor da casa. Uma pessoa ao levantar
e olhar ao seu redor, verificar que tudo está em ordem e belo, terá muito mais
ânimo para encarar aquele dia.
Um
fato chama a atenção: o turista fica encantado com a nossa alegria e
satisfação. Isso porque como agricultores nos sentimos valorizados,
conseqüência do trabalho e da venda dos produtos de nossas agroindústria,
tornando-a sustentável e agregadora.
Sustentabilidade
é o que devemos buscar, a terra deve ser preservada e ao mesmo tempo servir
para tirar o nosso sustento. A propriedade tem de passar por um projeto de
adequação de uso, que deve ser com a cultura mais conveniente. Não creio na
monocultura, creio na agricultura diversificada, onde podemos dividir a terras
em vários pedaços de culturas diferentes, plantadas de acordo com o que melhor
desenvolver naquele lugar.
Temos
de reflorestar as áreas destruídas. Plantamos eucalipto para o próprio consumo.
Usamos eucalipto para lenha e madeira, não havendo necessidade de desmatar
novas áreas. Temos de preservar o meio ambiente, pois dele depende o equilíbrio
das cadeias alimentares existentes na natureza. Assim conseguimos controlar as
pragas com mais facilidade.
Quando
usamos técnicas adequadas e vendemos nossos produtos, temos a oportunidade de
tornar a terra sustentável. Para isso é necessário não interromper o ciclo da
vida. Plantar feijão, colher, vender e obter uma receita é o que todos fazem.
Mas ao usar a palha do feijão para alimentar o gado, ele por sua vez a
transformará em matéria orgânica, é o que a terra necessita para produzir com
produtividade, tornando a sustentabilidade um fato real.
A
sustentabilidade ocorre ao agregarmos valor. Agregar não é fácil, exige
mudanças que nem sempre percebemos que de fazem necessárias, perceber o que os
outros não perceberam. É descobrir o que é diferente, mas característico.
Agregar é começar a cada dia, tudo de novo, o que há anos já fazemos. Agregar é
fazer produto de qualidade, fazer cursos e buscar mercado. Agregar é tudo isso
e mais: ouvir, estar atento para o que não pode sabemos fazer e observar.
Agregar não é igual para todos. Cada um tem o seu modo de realizá-lo.
Para
ter êxito o primeiro passo é buscar a sustentabilidade. Isto exige um bom
tempo. Não podemos dar passos maiores do que as pernas. Devagar agregamos
valores. Está análise deve ser feita em cada atividade, nunca devemos fazer só
porque o vizinho fez e deu certo. Ver o que temos em comum e adaptar à
realidade é o melhor caminho.
UMA BREVE ANÁLISE
Nestes
anos percebi alguns problemas que o turismo enfrenta. O espírito egoísta de muitos.
Considerando-se auto-suficiente e pensando que pode resolver tudo só. É normal
pensar em uma solução que atenda a si e ao seu individualismo. Não crescemos
por falta do espírito de parceria.
Não
devemos omitir a qualidade que os outros têm. Com isso ofereceremos muitas
opções ao turista. Ele retornará e todos ganharão. Quando deixamos de receber
um turista, todos perdem. Temos de mudar a forma de trabalhar, ou seja,
precisamos virar o saco pelo avesso.
É
comum dizermos: falta apoio do governo, não temos estrutura, enfim, só falta,
falta.. Temos estrutura, não temos organização. Não fazemos análise do
problema, levantando as suas origens.
Não
é certo querer resolver todos os problemas de uma vez. Dizemos que não
caminhamos por falta de dinheiro. Pode ser que o dinheiro seja mal empregado.
Está na hora de vermos o que cada um pode oferecer e fazer para a atividade
caminhar.
O
turismo não encontrou o seu devido espaço. O Brasil possui um dos maiores
potenciais do mundo. Temos que
despertá-los. Esta tarefa é nossa. Se o turismo não atrai devidamente é porque
oferece pouco. É preciso ter opções. Na montanha não é só agroturismo. Hotéis
de luxo, pousadas rurais de menor custo, enfim, temos diversas modalidades para
atender a todos. Com mais atrativos, melhor desempenho. Devemos manter as
características da região.
CONCLUSÃO
Gostaria
de exigir mais da sensibilidade dos governantes em relação ao meio rural. Não
conseguem ver que o Estado torna-se um empecilho e não um parceiro para o homem
do campo.
Temos
de acreditar em nosso potencial e exigir mudanças para termos êxito. Temos
dificuldade em nos organizarmos para mobilizações e reivindicações em busca de
soluções para problemas comuns. Quando agrupamos devemos buscar soluções que
sirvam a todos. Normalmente queremos ajuda que atenda a nossa dificuldade
particular e nunca a solução coletiva. Quando unimos forças e pedimos um bem
comum é mais fácil de alcançá-lo. Devemos trabalhar melhor.
O
agroturismo é uma modalidade de turismo rural que tem características próprias
e bem definidas, nasceu com uma particularidade, a espontaneidade. Não imitou
formas e fórmulas já existentes. Nasceu numa comunidade agrícola, com fortes
traços culturais e um meio ambiente propício. Criou mais uma opção, um novo
nicho de mercado. É uma atividade que veio para a família rural como renda
extra e complementar. Atendeu a uma parcela da sociedade que busca a
tranqüilidade do campo, sua vida simples, suas tradições e culinária.
O
AGROTURISMO
AJUDA
A
RESGATAR
OS
VALORES
E
FIXAR
A
FAMÍLIA
RURAL
NO
CAMPO.
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