sexta-feira, 22 de junho de 2012

Clima prejudica produtividade do café no Paraná




Café PR: Seca durante a floração e chuvas agora na colheita prejudicam produtividade e qualidade dos cafezais. Quebra pode chegar a 30%. Falta mão-de-obra na região e custos elevados agravam crise na safra

A produtividade e qualidade dos grãos de café do Paraná vêm sendo prejudicadas pelo clima instável  no estado, que apresentou seca durante o período de floração e chuvas agora, na colheita.
“Houve um desenvolvimento irregular dos grãos de café”, diz Shigueo Yamamoto, Presidente da Associação dos Cafeicultores Apuracana, no Paraná. Durante a colheita, que teve início em maio e junho, começaram as chuvas que não estavam previstas. O café, que já está no ponto para ser colhido, encontra-se agora muito molhado e vem perdendo sua qualidade. Houve uma queda de produção de 20% a 30% em relação aos anos anteriores, principalmente devido à falta de chuvas do ano passado. “Com essa queda do produto na colheita atual, devemos perder de 10% a 15% da qualidade da produção”, diz.
A falta de mão de obra é outro problema que afeta os cafeicultores da região do Paraná. De acordo com Yamamoto,a cidade está levando os trabalhadores. Ele comenta que a rentabilidade da cafeicultura da região é baixa, e o preço cai a cada dia, afastando ainda mais quem poderia trabalhar nas lavouras.
A liberação dos recursos do Funcafé não ajuda muito os pequenos produtores, segundo o  Presidente da Associação dos Cafeicultores Apuracana “ Nós não conseguimos esse recurso”, comenta. As cooperativas e os comerciantes, no fim, é que acabam absorvendo o benefício.

Fonte: Notícias Agrícolas // Thaís Jorge e Ana Paula Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário