quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Campanha Nacional de Multivacinação começa neste sábado (18)



Campanha Nacional de Multivacinação terá início neste sábado (18). O objetivo da ação é avaliar acaderneta de vacinação dos menores de cinco anos em todo o Brasil. No Espírito Santo, a Secretariade Estado da Saúde (Sesaespera que mais de 250 mil crianças nessa faixa etária compareçam aospostos de saúde.
No sábado (18), quando será realizado também o dia “D” de mobilização nacional, 1.666 postos devacinação (entre fixos e volantes) estarão em funcionamento e 5.250 profissionais devem estar envolvidos nos trabalhos no Estado
 
Quem não puder levar as crianças durante o dia “D”, terá de fazê-lo entre segunda-feira (20) e sexta-feira (24), prazo final da Campanha. Neste período, as unidades de saúde municipais estarão aptas a fazer a avaliação do cartão de vacinação. 
 
Campanha
 
Ao longo da Campanha, serão ofertados oito tipos de vacina que previnem contra diversas doenças, como meningite, pneumonia, hepatite B, entre outras (veja quadro abaixo). Essas doses são administradas durante a infância, em épocas diferentes, e contemplam todos os menores de cinco anos de idade.
 
“Esta estratégia visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis”, explica a coordenadora do Programa de Imunizações da Sesa, Marta Casagrande Koehler. Ela lembra que algumas doenças circulam no Brasil e outras podem ser reintroduzidas.
 
“Nesta ocasião, as crianças menores de cinco anos de idade deverão ser avaliadas em relação a sua situação vacinal. Baseada nela, de forma seletiva, será procedida a atualização do calendário vacinal, de acordo com os esquemas preconizados pelo Ministério da Saúde”, ressalta a coordenadora. 
 
Para isso, é importante a apresentação da caderneta de vacinação. Quem a perdeu pode tentar obter informações no posto de saúde onde foi feita a última imunização da criança. 
Novidades
 
A campanha marca a entrada de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde (MS). Uma delas é a vacina pentavalente, que em uma única aplicação protegerá contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus tipo b, além da hepatite B). Na tetravalente, que deixará de ser utilizada, a imunização contra a hepatite B era feita separadamente.
 
A outra novidade envolve a imunização contra a poliomielite. A partir de agora, as duas primeiras doses serão administradas, via injeção, e utilizando-se uma vacina que leva o vírus morto (inativado) da pólio em sua composição. Essa mudança promove mais segurança, na medida em que diminui as possibilidades de eventos adversos.
 
As doses seguintes, entretanto, serão ministradas por meio das tradicionais gotinhas, em cuja composição há a presença do vírus vivo, mas enfraquecido da doença. 
 
Tipos de vacina e doenças prevenidas
 
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus tipo b – bactéria que causa meningite;
Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;
Tríplice Bacteriana: protege contra difteria, tétano e coqueluche;
Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;
Meningocócica: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;
Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação
Poliomielite: protege contra a pólio
Hepatite B: protege conta a hepatite B


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn Texto: Marcos Bonn marcosbonn@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário