sábado, 25 de agosto de 2012

Circuito do Café movimenta as cafeterias de Caruaru


Circuito do Café movimenta as cafeterias de Caruaru

Lançamento do evento será realizado no Museu do Barro próximo dia 30
Oito cafeterias de Caruaru resolveram se unir para promover o 1º Circuito do Café na Capital do Agreste – Caruaru. Com o apoio da Câmara de Gastronomia da Acic, os empreendedores começaram a planejar o evento pensando em propagar o hábito que o caruaruense tem de apreciar um bom café e também os produtos derivados da bebida. O evento será lançado próximo dia 30, às 19h, no Museu do Barro. Na ocasião, jornalistas e empresários estarão presente para apresentação da iniciativa, que seguirá até dia 30 de setembro. O evento conta com grandes parceiros como Sebrae e Senac. Durante um mês, os fãs de café poderão apreciar o famoso Café Astro, que as cafeterias estarão oferecendo aos clientes, especialmente, durante a realização do Circuito. E cada cliente terá acesso ao cartão fidelidade. Apresentando este cartão em qualquer cafeteria participante, tendo o cliente visitado todas as oito cafeterias do Circuito, ele ganhará uma xícara personalizada do evento. E tem mais. No facebook, haverá promoções exclusivas. Confira na página oficial do evento no Facebook – Circuito do Café, e curta as novidades.
Para o coordenador da Câmara de Gastronomia da Acic, Silvio César, o Circuito do Café dará visibilidade às cafeterias de Caruaru. “Quantas cafeterias nós temos na cidade? Muitas. E, muitas vezes, as pessoas nem sabem que esse espaço existe. A ideia é justamente apresentar ao caruaruense as opções que ele tem para saborear um café ou outro produto com sabor de café; a exemplo dos sorvetes; tortas; chocolates. Além disso, vamos proporcionar um espaço de convivência para bate papo entre os amigos; pra quem gosta de curtir o clima acolhedor de um café na cidade”, disse.
A iniciativa também tem como objetivo disseminar a história e a cultura do café. Para isso, contará com a participação especial do barista da Coffee Center – Jonathan Silva, que ministrará palestra sobre o assunto no dia do lançamento do Circuito. Segundo informação do Jornal Diário Comércio Indústria e Serviços, as exportações brasileiras de café tiveram ganho de 5,6% em receita, gerando US$ 7,8 bilhões, no decorrer da última safra (2011 e 2012). E os benefícios da bebida também entrarão em pauta durante o Circuito. Informação divulgada no site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) aponta que café não é remédio, mas a comunidade científica já considera a planta como funcional (previne doenças, mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades.
O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.
Saiba quais são as cafeterias que estão participando do Circuito do Café:
SABOR DO GRÃO CAFETERIA
BODEGA JOÃO DOUTOR
CARU-CAFFÉ
CONFRARIA DO CAFÉ
CAFÉ DO MERCADO
CAFÉ ESTAÇÃO CARUARU
DELTA EXPRESS
SÃO BRAZ


Nenhum comentário:

Postar um comentário