quinta-feira, 2 de agosto de 2012

EM ANCHIETA Acervos da Casa da Cultura estão sendo restaurados


A Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico de Anchieta, como parte do Programa de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico, está recuperando o acervo da Casa da Cultura, como telas do artista plástico Ronado Moreira e objetos de uso e costumes, como objetos de ferro que são vestígios da imigração Italiana.


Os quadros do artista plástico naif, Ronaldo Moreira, narram a história da colonização desde Américo Vespúcio, em 1502, e estão sendo restaurados pelo artista plástico Norton Dantas. Também merecem destaques as peças em ferro, das quais sete já foram restauradas, objetos de uso e costumes que marcam uma época no cotidiano do município e foram doadas á Casa da Cultura por moradores locais, incorporando ao acervo do município.    

A Casa da Cultura, construção do final do século XIX , que abrigou a Câmara Municipal e a Prefeitura, hoje guarda em seu acervo, obras do artista plástico Ronaldo Moreira,  achados de escavações, artefatos ligados a história da imigração, documentos históricos e objetos que costuram a colcha de retalhos da nossa história feita por índios, europeus e afrodescendentes.   

Ronaldo Moreira 

Conhecido como Ronaldinho, foi um apaixonado por Anchieta, principalmente por Ubú, onde viveu seus últimos anos de vida deixando um expressivo trabalho registrado em forma de esculturas e telas de pintura. As telas “O Padre”, “A capela do Moreira” e “Américo Vespúcio”, já restauradas, até dezembro estarão expostas no Centro Cultura de Anchieta. 

Artista naif, reconhecido pela expressividade em suas obras,  impressiona pelos traços delicados, cores fortes e pelos detalhes que dão vida à suas pinturas como as telas que retratam o dia a dia dos nativos na aldeia de Rerigtiba. 

O termo Arte Naïf foi pela primeira vez utilizada no virar do século XIX, para identificar a obra de Henri Rousseau, pintor autodidata admirado pela vanguarda artística dessa época, que incluía gênios como Picasso, Matisse e Paul Gauguin, entre outros.

 

Thiago de Barros
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário