quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Espírito Santo participa do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira



Jovens que vivem no campo terão a oportunidade de conhecer a realidade rural capixaba.
O Espírito Santo é um dos estados participantes do IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Entre os dias 17 e 25 de agosto, um grupo de 12 jovens rurais de diferentes localidades do país conhecerá a realidade rural capixaba.
Eles serão recebidos pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), em Vitória, onde será realizada uma cerimônia de boas-vindas. Em seguida, os visitantes seguirão para os municípios de Mimoso do Sul, Marilândia, Cachoeiro de Itapemirim, Alfredo Chaves, Anchieta, Santa Maria de Jetibá, Castelo e Piúma.

Durante a semana, os intercambistas ficarão hospedados nas propriedades de agricultores familiares e terão uma programação que abrange o aprendizado de técnicas agrícolas locais, visitas a agroindústrias de café, troca de experiências, entre outras atividades. No retorno para seus estados de origem, poderão adaptar os novos conhecimentos às suas realidades.

Além do Espírito Santo, outros onze estados estão envolvidos no intercâmbio, que segue até novembro. No total, cerca de 50 jovens e dez organizações não governamentais que desenvolvem projetos de Educação do Campo participam da iniciativa.

O IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira é coordenado pelo Instituto Souza Cruz, que, junto com outras cinco organizações, integra a Rede Jovem Rural.
"Essa ação viabiliza ainda o conhecimento de boas práticas da agricultura familiar, implantadas em diferentes realidades rurais, que podem ser replicadas e compartilhadas pelos intercambistas em suas comunidades", afirma Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz e coordenador da Rede Jovem Rural.

As três primeiras edições do Intercâmbio da Juventude Rural envolveram diretamente cerca de 320 jovens rurais, e abrangeram todas as regiões do país.

Contato com a imprensa:
Andrea Costa - Instituto Souza Cruz
andrea.costa@institutosouzacruz.org.br
Tel.: (21) 3849-9781

Nenhum comentário:

Postar um comentário