sábado, 25 de agosto de 2012

IV Intercâmbio: algumas imagens da 2a etapa no Espírito Santo



24 de agosto de 2012 | Publicado em Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira
A segunda etapa do IV Intercâmbio, no Espírito Santo, está revelando aos intercambistas um Brasil rural diferente das regiões de onde vieram. As paisagens de tirar o fôlego, a cultura do café e a acolhida dos agricultores são apenas algumas das características que estão marcando a experiência e trazendo novas perspectivas aos jovens participantes.

Paulo Colle (Arcafar-Sul PR), de branco, e Claudiane (Serta PE), de lilás, sendo acolhidos pela família Wruck, em Domingos Martins

Jovens fazem trilha em uma propriedade na comunidade de Bateia, Castelo

Miriam Cordeiro (Ibelga RJ), à esquerda, visita a produção orgânica da família de Helga Tesch, em Santa Maria de Jetibá

Descendo a serra, depois de visitar a comunidade de Ubá, em Castelo

João Vitor Maroto (de vermelho), monitor do Mepes, recebe os jovens Pedro Paula (Ibelga RJ) e Luiz Siqueira (Adel CE) em Alfredo Chaves

Vista panorâmica da zona rural de Alfredo Chaves
Em breve, vamos publicar o álbum completo da segunda etapa na nossa página no Flickr.
 10 0 0
 

Mapa da 2a etapa do IV Intercâmbio

20 de agosto de 2012 | Publicado em Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira
Veja as localidades por onde os jovens da segunda etapa do IV Intercâmbio estão passando a semana. Todos os municípios selacionados sediam Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) que integram o Mepes, organização receptora desta etapa.

View Mapa do IV Intercâmbio in a larger map
 0 2 0
 

IV Intercâmbio: começa a segunda etapa!

18 de agosto de 2012 | Publicado em Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira,Sem categoria

Jovens são recepcionados no aeroporto de Vitória
Começou hoje a segunda etapa do IV Intercâmbio! Depois de muitas horas de voo até Vitória, os 12 intercambistas foram recepcionados pela equipe de monitores do Mepes em um evento de boas vindas na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Divididos em duplas, os jovens já foram para os municípios de Mimoso do Sul, Marilândia, Cachoeiro de Itapemirim, Alfredo Chaves, Anchieta, Santa Maria de Jetibá, Castelo e Piúma. Confira algumas imagens da chegada:

Gedians Silva, Paulo Colle e Luiz Siqueira, em passeio na orla de Vitória

Padre Firmino durante o evento de abertura, na Seag

Vista da Ponte do Camburi
 8 0 0
 

IV Intercâmbio: quem vai para a 2a etapa, no Mepes

16 de agosto de 2012 | Publicado em Sem categoria
Começa amanhã a segunda etapa do IV Intercâmbio! Entre 17 e 25 de agosto, 12 jovens de diferentes diferentes regiões do Brasil vão descobrir a força da agricultura familiar, além da diversidade de paisagens e culturas do Espírito Santo. A organização que está recebendo os intercambistas é oMepes, parceiro da Rede Jovem Rural, e pioneiro na Pedagogia da Alternância no Brasil. Confira a lista de intercambistas que vão explorar o meio rural capixaba:
Luiz Rodrigues Siqueira (Adel)
Paulo Cesar Colle (Arcafar-Sul)
Gedians de Oliveira da Silva (Arcafar-Sul)
Danielly Kidman Galdino (Cedejor)
Gabriel Gonçalves Ferreira (Cedejor)
Jefferson de Lima Manchur (Cedejor)
Ariane Araújo Oliveira (Moc)
Janiele de Lima Diniz (Serta)
Isaac Medeiros da Silva (Serta)
Claudiane Josefa de Oliveira (Serta)
Pedro Manoel da Silva Paula (Ibelga)
Miriam de Fátima da Rosa Cordeiro (Ibelga)
 6 0 0
 

IV Intercâmbio chega ao Espírito Santo

15 de agosto de 2012 | Publicado em Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira
O Espírito Santo é um dos estados participantes do IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Entre os dias 17 e 25 de agosto, 12 jovens rurais de diferentes localidades do país conhecerão a realidade rural capixaba. Eles serão recebidos pelo Mepes, em Vitória, onde será realizada uma cerimônia de boas-vindas. Em seguida, seguirão para os municípios de Mimoso do Sul, Marilândia, Cachoeiro de Itapemirim, Alfredo Chaves, Anchieta, Santa Maria de Jetibá, Castelo e Piúma.
Durante a semana, os intercambistas ficarão hospedados nas propriedades de agricultores familiares e terão uma programação que abrange o aprendizado de técnicas agrícolas locais, visitas a agroindústrias de café, agroturismo, entre outras atividades. No retorno para seus estados de origem, poderão adaptar os novos conhecimentos às suas realidades.
Além do Espírito Santo, outros onze estados estão envolvidos no intercâmbio, que segue até novembro. No total, cerca de 50 jovens e dez organizações não governamentais que desenvolvem projetos de Educação do Campo participam da iniciativa.
O IV Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira é coordenado pelo Instituto Souza Cruz, que, junto com outras cinco organizações, integra a Rede Jovem Rural.
 1 0 0
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário