terça-feira, 14 de agosto de 2012

No Espírito Santo - 400 novos nomes são disponibilizados pelo “Projeto Imigrantes”


O “Projeto Imigrantes”, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), foi atualizado com a inserção de 400 novos nomes que podem ser consultados no endereço eletrônico: www.ape.es.gov.br/imigrantes. Os dados referem-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. O acesso informatizado busca dinamizar e disponibilizar aos descendentes as informações sobre os seus antepassados.
Projeto Imigrantes
O “Projeto Imigrantes” surgiu com a percepção da equipe do APEES do aumento do fluxo de consulentes em busca de documentos sobre seus familiares imigrantes. Essas pessoas, motivadas pela vontade de conhecer melhor a sua história e origem, compareciam à sede da Instituição para pesquisar nas listas de navios, entre outras fontes primárias, os nomes e sobrenomes dos seus antepassados. Nesse período, os visitantes efetuavam seus estudos diretamente nas fontes manuscritas originais.

Fotografia tirada no ano de 1893.
Deste modo, mesmo com o cuidado necessário, o frequente manuseio comprometia a preservação do acervo. Além disso, era comum surgirem dificuldades na leitura dos documentos antigos pelos menos experientes. Outro problema era a distribuição dos registros em diversas fontes documentais, como listas de passageiros, passaportes e recenseamentos das colônias.

Para democratizar a consulta aos dados e reduzir as dificuldades existentes, teve início, em 1995, o “Projeto Imigrantes”, que é referência nacional na disponibilização online de informações sobre a imigração. Com a digitalização das listas dos imigrantes e o cruzamento dos dados entre as diversas fontes, impediu-se a degradação dos documentos, ao mesmo tempo em que se ampliou o acesso aos procedimentos de pesquisa. Deste modo, a resposta tornou-se imediata aos usuários de todos os níveis de instrução e faixa etária.
Os trabalhos realizados permitiram ao Arquivo Público disponibilizar uma ferramenta de consulta online na qual, por meio da inserção de um determinado sobrenome no campo de busca, é possível verificar os nomes dos membros das famílias, o navio, a data de chegada, o país e a localidade de origem. Trata-se de uma ferramenta em constante construção e atualização, que agrega, cotidianamente, também as contribuições dos descendentes, que fornecem ao APEES documentos, fotos e outros materiais.
Segundo o diretor-técnico do APEES, Cilmar Franceschetto, a experiência obtida por meio do “Projeto Imigrantes” permitiu um amplo debate com a sociedade, no intercâmbio de ideias e documentos junto aos familiares que ajudam no resgate da história de cada imigrante. “Com isso, os descendentes, principalmente os italianos, que formam a maioria entre os capixabas, têm um serviço especial, único no país, pois foram ouvidos e continuam sendo colaboradores na construção desse projeto” afirma.

Informações à Imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Cilmar Franceschetto
Jória Motta Scolforo
3636-6100
joriascolforo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário