quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Onda de greves também no Uruguai


  14 DE AGOSTO DE 2012


Depois de paralisação geral e marcha por Montevidéu na sexta-feira, trabalhadores da Educação, Saúde, Comércio e Transportes mantêm reivindicação por salários,  garantia dos serviços públicos e projeto nacional de desenvolvimento
No início de uma nova onda de negociações salariais e enquanto o Parlamento discute a Orçamento, a Central Operária Uruguaia (PIT – CNT) realizou, no dia 10, a primeira paralisação geral do ano. A mobilização de quatro horas incluiu uma marcha pela avenida Dezoito de Julho, a  principal de Montevidéu, e discursos de dirigentes sindicais.
A central reivindicou uma melhor distribuição dos rendimentos, um maior desenvolvimento do país e trabalhos de qualidade, num ato pelo qual se deu uma paralisação de quatro horas, que parou as atividades entre as nove e treze horas, acompanhado de uma marcha. A Associação de Professores do Uruguai decidiu aderir à greve, por 24 horas, pelo que consideram “graves problemas” nos centros educativos da capital, além da busca de melhoras nas condições salariais e nas deterioradas condições de trabalho. De seu lado, os sindicatos do transporte público aderiram à mobilização, mas não pararam. No ato de encerramento Daniel Fuentes, da Federação de Empregados do Comércio, reivindicou um aumento dos salários mais baixos.
Pablo Cabrera, da Federação de Funcionários da Saúde, enfatizou que seu setor necessita de recursos. “Não queremos mais cidadãos de primeira e segunda classe, queremos saúde digna para todos”, acrescentou. Em sua vez, o representante dos ex-trabalhadores da companhia aérea Pluna, César Iroldi, pediu ao governo “alternativas” para reverter os problemas gerados pelo fechamento da empresa, informou a agência “Prensa Latina”.

Leia também:
  1. Onda de greves na China: outra receita contra crises
  2. As greves dos servidores públicos e a herança maldita
  3. O Uruguai experimenta novas liberdades
  4. Uruguai inicia plantação e venda controlada de canábis
  5. Punir também os corruptores
  6. Desocupação compulsória também no Rio
  7. Drogas: incompreensão e moralismo também na esquerda
  8. Washington também tenta limitar a internet
  9. Automóveis: a GM perde; a Toyota, também
  10. “Nova classe média”: agora também contra a crise?

Nenhum comentário:

Postar um comentário