segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Proinf garante melhora de cooperativa capixaba


Proinf garante melhora de cooperativa capixaba

Foto: Marta Moraes

13/08/2012 04:24
Com aproximadamente 200 cooperados, a Cooperativa de Agricultores Familiares de Colatina (CAF), no Espírito Santo, registra bons resultados, com destaque para a produção anual de 900 toneladas de polpas de frutas, hortaliças, frutas derivados de leite. O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues, visitou a cooperativa na sexta-feira, 10, no município situado no Território Terra do Rio Doce. 
A conquista contou com a contribuição do Proinf, uma ação orçamentária de responsabilidade do MDA, que por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA) apoia projetos de infraestrutura e serviços nos territórios. Desde a sua criação, a CAF contou com o apoio de R$ 1,2 milhão de recursos do Proinf - Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços dos Territórios. 

Segundo Francisley Lucas Correa, coordenador de projetos e assessor técnico da cooperativa, os recursos foram investidos em infraestrutura e transporte, com a implantação de uma agroindústria de polpa de frutas, uma usina de pasteurização de leite, dois caminhões, um caminhonete com baú refrigerado e um carro utilitário. 

A cooperativa já planeja ampliar suas atividades, a fim de expandir suas ações para beneficiar mais agricultores e fortalecer cada vez mais a agricultura familiar por meio da geração de renda para as famílias dos produtores cooperados. “Esse apoio do governo federal via Ministério do Desenvolvimento Agrário é de extrema importância. Sem esses recursos certamente não teríamos condição de atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, destacou Francisley. 

Para o coordenador de projetos e assessor técnico da CAF, desde que as prefeituras passaram a adquirir itens da agricultura familiar, os produtores puderam investir na sua propriedade com a certeza da venda garantida. “Para quem produz os alimentos, a iniciativa contribui para que a agricultura familiar se organize e qualifique suas ações comerciais. Para as prefeituras, é uma ótima oportunidade de garantir alimentos saudáveis aos alunos”, observou. 

Além da visita à cooperativa, o secretário Jerônimo Rodrigues visitou o Laboratório de Análises de Solos do Instituto Federal de Ensino Superior (Ifes) de Colatina e foi a um evento no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Com ele, estavam o vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira; José Gerônimo Brumatti, superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Maria Emília, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina; e José Isidoro Rodrigues, secretário municipal de Desenvolvimento Rural. 


Casas 
No evento foram assinados contratos com agricultores familiares representantes dos assentamentos Franqueza e Realeza, em Ecoporanga (ES), no Território da Cidadania Norte. O ato foi coordenado pelo superintendente regional do Incra, José Gerônimo Brumatti. Cada beneficiado receberá R$ 15 mil para a construção de casas rurais.  No total serão entregues cem casas.  A ação faz parte do crédito Instalação – modalidade do Incra para aquisição de materiais de construção. 

Para Maria Emília, presidente do Sindicato, a visita foi um momento histórico para o município e o Território Terra do Rio Doce. “Desde 2003 o território está atuante e, hoje, temos a honra de receber uma equipe composta pelo secretário nacional de Desenvolvimento Territorial, pelo vice-governador e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, entre outros. Isso demonstra a sintonia e a preocupação dos governos federal, estadual e municipal com os agricultores familiares de Colatina”, salientou. 

Proinf 
O Proinf integra o Programa de Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (PPA 2012-2015) e tem a finalidade de financiar projetos estratégicos para o desenvolvimento territorial definidos no Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) e priorizados pelos territórios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário