segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mulheres transformam embalagens de sal mineral em ecobags



Projeto "Sonhos de Maria" é iniciativada Agropecuária Jacarezinho Fazenda Nova Terra, na Bahia

Dar um destino sustentável às embalagens de sal mineral que sempre acabavam inutilizadas foi o primeiro passo para que surgisse o Projeto “Sonhos de Maria”, da Agropecuária Jacarezinho fazenda Nova Terra, parceiro da Nutreco Brasil. Localizada em Cotegipe, na Bahia, atualmente, 20 mulheres participam da iniciativa e transformam antigos sacos de ração e sal, em ecobags.
O Projeto Sonhos de Maria surgiu em abril desse ano com dois objetivos. O primeiro era dar utilidade e agregar valor a grande quantidade de embalagens de sal descartadas pela Fazenda – produtobastante consumido na empresa – transformando-os em sacolas. Além disso, a proposta era de fomentar um projeto socialque atendesse as esposas dos colaboradores da Agropecuária Jacarezinho Nova Terra, das cidades de Cotegipe e Wanderley.
“As mulheres esposas de colaboradores, na maioria moradoras da própria fazenda e reformas agrárias circunvizinhas, foram convidadas a participar, considerando que a grande maioria exercia atividades domésticas apenas. No primeiro encontro apareceram muitas, no segundo vieram menos e atualmente são cerca de 20 mulheres. Tentamos seguir exemplo de tantos outros projetos de que se tem conhecimento, devido às contribuições positivas que oferecem às comunidades onde estão inseridos”, relembraHeitiane Visintainer Finato, coordenadora de recursos humanos da Agropecuária Jacarezinho em Cotegipe.
De acordo com ela, o nome “Sonhos de Maria”, representa os sonhos de todas as mulheres que aderiram a ideia e que desejam transformar sua própria realidade, por meio da informação, comunicação, cooperação e ação. “A logo foi criada com o auxílio do colega Reginaldo Lima, que transformou em arte o sentimento das participantes. O mapa da Bahia é homenagem a terra que acolheu tanto a Agropecuária Jacarezinho, gerando assim a oportunidades de trabalho, bem como a todas elas e suas famílias de braços abertos”, explica a coordenadora de RH.
O projeto de costura surgiu naturalmente, já que muitas das “Marias” já sabiam fazer trabalhos manuais, como costurar e fazer crochê. E, o primeiro lote com 300 ecobags foi comercializado durante o Leilão da Agropecuária Jacarezinho, em Brasília, promovido no último fim de semana.
“A intenção é divulgar o projeto e o trabalho das “Marias” para que com a venda das peças possamos iniciar o ‘caixinha’ do projeto. A Agropecuária Jacarezinho está contribuindo imensamente, fornecendo os materiais, mas, o objetivo do projeto é que ele consiga a partir de certo momento se manter sozinho”, salienta Heitiane.
“Estamos felizes com o caminhar do projeto, pois a cada encontro percebemos o quanto as “Marias” estão motivadas e encorajadas a mostrar os seus talentos. Talentos que até então estavam escondidos dentro de casa e que agora podem ser não só mostrados a outras pessoas, mas quem sabe se tornar a sua fonte de renda”, comemora.
Cooperam voluntariamente com o Projeto, Jamile Maruchi, profissional da área de RH que auxilia na parte motivacional e,  Natia Majadas que contribui com aulas de ioga. Os demais organizadores diretamente ligados ao projeto são todos colaboradores da AJ, de diferentes áreas, que se uniram em prol do “Sonhos de Maria”, como  Rafael Zonzini, Heitiane Visintainer Finato, Jaíres Gomes Gabe, Monalisa Torres, Uiliana Silva, Edivaldo Andrade, Luzinete Xavier, contando com o apoio e incentivo de Ian Hill, Paulo Meneguinie Renato Plachi.
Mais informações: (77) 3612-3100.
Sobre a Nutreco
A Nutreco é uma das líderes globais em nutri­ção animal e rações para peixe. Suas avançadas soluções de pro­dutos estão na origem da alimentação de milhões de consumidores do mundo inteiro. Qualidade, inovação e sustentabilidade são princípios norteadores, incorporados à cul­tura da Nutreco desde a pesquisa e aquisição de matérias-primas até produtos e serviços para produtores e criadores. A experiência de 100 anos aporta à Nutreco uma rica herança de conhecimento e experiência na construção de seu futuro.
Com foco em ciência e tecnologia, a Nutreco possui 10 centros de pesquisa, localizados em países como Holanda, Noruega, Espanha, Canadá, China, entre outros. Presente em 30 países, com vendas em 80 países, a Nutreco emprega cerca de 10.000 pessoas.
No Brasil, a Nutreco iniciou suas ativi­dades ao adquirir duas empresas ho­landesas com operações no país: a Selko em 2002 e a Sloten em 2005. Em 2009, a Nutreco adquiriu 51% das ações da Fri-Ribe, uma das principais produtoras de ra­ção completa do Brasil, criando a joint venture Nutreco Fri-Ribe. Após dois anos de forte de­senvolvimento e cooperação, em março de 2012 a Nutreco assumiu o controle total da empresa, hoje conhecida como NUTRECO BRASIL NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA. Em abril de 2012, con­solidando sua posição de destaque no mercado brasileiro de nutrição animal, a Nutreco Brasil adquiriu a brasileira Bellman Nutrição Animal, especializada em suplementos minerais de alta tecnologia para ruminantes.
A Nutreco Brasil produz alimentos para várias espécies de animais como camarões, peixes, bovinos de corte e de leite, equinos, aves, suínos, ovinos e cães, entre outros. Atualmente, a companhia conta com sete fábricas estrategicamente localizadas em seis estados: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará e Piauí.
Mais informações: www.bellman.com.br e www.nutreco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário