02/12/2014 13:10
Publicação discute como ato de escolher os alimentos
pode contribuir para ampliar a produção de alimentos
saudáveis do ponto de vista social, econômico e ambiental
Brasília, 2 – Comprar em feiras orgânicas ou agroecológicas,
verificar a procedência e conhecer o agricultor familiar que
produz os alimentos são algumas mudanças de comportamento
que estão, cada vez mais, tornando-se movimentos coletivos em
várias regiões do Brasil e do mundo. Aquarta edição da revista
Ideias na Mesa – veículo voltado para discutir temas de educação
alimentar e nutricional – debate esse modelo político de aquisição
de alimentos saudáveis como forma de exercer a cidadania.
Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Para o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),
Arnoldo de Campos, a nova prática estabelece relações mais justas
e mais sustentáveis dentro dos processos produtivos e de comercialização.
“Da mesma forma que a produção de alimentos determina o consumo,
a escolha do que comemos também determina o que é produzido e a
maneira como é produzido”, destaca o secretário.
“A ampliação do contato entre quem consome e quem planta é um ponto-chave
“A ampliação do contato entre quem consome e quem planta é um ponto-chave
para a estruturação de sistemas alimentares locais sustentáveis. Também
contribui para o desenvolvimento e para a valorização das identidades
culturais que se manifestam por meio da gastronomia e dos hábitos alimentares”, afirma.
A matéria de capa da publicação mostra como o consumo como ato político
A matéria de capa da publicação mostra como o consumo como ato político
vem ganhando adeptos na sociedade brasileira. As experiências de boas
práticas do Grupo de Consumo Rural Urbano de Diadema (SP) e do Mercado
Popular de São Gabriel da Palha (ES) são apresentadas como exemplos desse
movimento.
Além disso, experiências compartilhadas na rede Ideias na Mesa demostram
Além disso, experiências compartilhadas na rede Ideias na Mesa demostram
como ações de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas em Ananindeua
(PA), São Bernardo dos Campos (SP), Vicentina (MS), Coruripe (AL) e
Curitiba (PR) podem incentivar o consumo consciente por meio do
aproveitamento integral dos alimentos e da valorização dos sistemas
alimentares sustentáveis, como o agroecológico, e da cultura alimentar regional.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado para a compra
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltado para a compra
de alimentos da agricultura familiar para entidades da rede
socioassistencial, e a campanha Brasil Orgânico e Sustentável,
que incentiva o consumo de alimentos orgânicos, são exemplos
de ações do governo federal que pretendem estimular o consumo
saudável pelas famílias brasileiras.
A edição da revista também traz entrevista com a nutricionista e
A edição da revista também traz entrevista com a nutricionista e
pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo, Elaine
Azevedo, que revela como a escolha consciente ou consumo
político repercute na vida das pessoas.
A Revista Ideias na Mesa é uma publicação periódica da rede
A Revista Ideias na Mesa é uma publicação periódica da rede
virtual Ideias na Mesa, fruto da parceria entre o Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o
Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN-UnB).
Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa
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