sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

14,7 mil entidades privadas sem fins lucrativos atuam na assistência social no Brasil

Peas 2013 auxilia implantação de rede complementar de assistência social

05/02/2015 17:00
Pesquisa do IBGE, realizada em parceria com o MDS, identificou 14,7 mil entidades privadas sem fins lucrativos atuantes no país

Brasília, 5 – A Pesquisa de Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos (Peas) 2013 vai auxiliar a implantação de uma rede complementar de assistência social no país. Segundo a secretária nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, ao mapear as instituições privadas, o Estado consegue planejar e reforçar as ações de toda a rede de proteção social.

“Agora temos condições de inserir essas instituições no Cadastro Nacional [de Certificação das Entidades de Assistência Social], uma vez que foram identificadas as ações e atividades que cada uma desenvolve. Muitas entidades pesquisadas não possuíam estrutura de atendimento de assistência social”, disse Colin.


A primeira etapa da Peas 2013 foi tema do Sexta com Debate, promovido excepcionalmente nesta quinta-feira (5). Na ocasião, a gerente da pesquisa, Daniela Barreto, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lembrou que o objetivo do estudo é conhecer e caracterizar as entidades privadas que atuam no Brasil.

O estudo, realizado em parceria com o MDS, identificou 14.791 entidades atuantes no país. As entidades ativas no âmbito da pesquisa são caracterizadas a partir de um conjunto básico de informações, como forma de atuação socioassistencial, público principal, abrangência territorial e serviços socioassistenciais prestados no endereço cadastrado.

Entre os resultados da primeira etapa, Barreto destacou que 72,6% das entidades declararam ter a assistência social como sua principal área de atuação. Mais da metade delas estavam nas regiões Sudeste (52%) e Sul (25%).

Acesse aqui os resultados da Peas 2013.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

Nenhum comentário:

Postar um comentário