segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Cooperativa gaúcha fornece produtos para alimentação escolar


 0  0 
 
 
segunda-feira, 9 Fevereiro, 2015 - 13:00
Foto: Andrea Farias/MDA
A Cooperativa de Desenvolvimento Regional (Cooperfamília) foi fundada em 2005 com o intuito de melhorar a qualidade da produção dos agricultores familiares do município gaúcho de Erechim. No começo eram 20 cooperados, hoje já são 1,3 mil. O passo inicial para garantir mais renda aos produtores foi o acesso aos programas institucionais de compra de alimentos - Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o de Aquisição de Alimentos (PAA).
Com filial em Erechim e Viadutos (RS), a cooperativa atua em quase todo o estado e conta com uma vasta lista de produtos. Os agricultores produzem pão, cuca, bolacha, hortaliças, legumes, frutas, geleias, mel, farinhas, grãos, queijos e bebidas lácteas. Mais da metade da produção vai para a merenda escolar. 
A comercialização por meio do PNAE começou em 2011. Atualmente, os alimentos da Cooperfamília chegam a 80 escolas. Somente em Erechim são mais de 30 da rede municipal. “Trabalhamos com alimento, o que é vida. Ajudar tantas famílias e ver as crianças nas escolas, que são os nossos filhos, comendo alimentos saudáveis, é muito gratificante”, afirma Juraci Zambon, presidente da entidade.
Já o acesso pelo PAA, foi antes, em 2006. “Eram projetos pequenos e fomos ampliando para mais municípios. Atualmente, estamos entregando para várias instituições. Foi com esses programas que começamos a organizar a produção, porque antes tínhamos um mercado muito tímido”, acrescenta Juraci. 
O agricultor Rodrigo Strapazzon, 28 anos, da zona rural de Erechim, entrou há quatro para a Cooperfamília. Ele aproveitou o momento em que a cooperativa começava a entregar hortaliças para a merenda escolar. “É o que produzo: alface, brócolis, couve-flor e cheiro verde. Depois disso consegui melhorar muita a minha propriedade”, explica. 
O casal aumentou, de duas para nove, a quantidade de estufas para o cultivo das hortaliças, graças à renda que vem do PNAE. O agricultor também financiou um caminhão pelo Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para facilitar a entrega dos produtos. “Estamos a 18 quilômetros do centro, para entregarmos os produtos vai ser bem mais fácil. Coloquei um baú refrigerado para manter a qualidade do produto”, comemora. 
Além das duas caminhonetes utilitárias da cooperativa, Rodrigo conta que ele, agora, também poderá fazer a entrega dos produtos. 
Tássia Navarro
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/cooperativa-ga%C3%BAcha-fornece-produtos-para-alimenta%C3%A7%C3%A3o-escolar#sthash.FWw8u1Yx.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário