terça-feira, 10 Fevereiro, 2015 - 18:45
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, se reuniram, nesta terça-feira (10), para debater o futuro da parceria entre o ministério e a entidade. Ao longo dos últimos 12 anos, o IICA realizou 11 projetos de cooperação com o MDA, trabalho que deve continuar nos próximos anos.
“Estamos definindo nossas prioridades e buscando espaços de cooperação. A partir dessa confirmação, vamos tentar consolidar algumas ações, implementar outros estudos e até pensar em parcerias que ainda não temos”, afirmou o ministro.
Atualmente, o IICA tem três projetos de cooperação com o MDA. Além deles, recentemente, foram finalizados outros três produtos: assalariados rurais, pobreza no campo e atual cenário do rural brasileiro. “Nós temos mais de 80 milhões de pessoas em áreas essencialmente rurais. O propósito de todos os projetos é universalizar as políticas públicas no campo, oferecendo instrumentos para desenvolver os programas que já existem”, apontou o coordenador de Desenvolvimento Rural Solidário do IICA, Carlos Miranda.
Criado em 1942 e atuante no Brasil há 50 anos, o IICA produz estudos no âmbito agrário para diversos órgãos nacionais, o que despertou interesse no ministro Patrus Ananias para um projeto que envolva outros setores. “O Brasil teve uma conquista muito importante que foi sair do mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Seria bom se isso motivasse uma ação intersetorial, com a participação de vários órgãos e ministérios, para mantermos essa conquista e crescermos ainda mais na questão da segurança alimentar”, propôs o ministro.
IICA
O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é um organismo internacional, fundando em 1942, especializado em agricultura e bem estar rural vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). O principal objetivo do IICA é a realização de uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas.
A proposta do instituto é um novo modelo de agricultura que propicie renda aos países e pessoas, que seja fonte confiável para a segurança alimentar e um alicerce das ações de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
João Paulo Biage
Ascom/MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário