terça-feira, 11 de agosto de 2015

As viagens de D. Pedro II. Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876


LIVRO DA BENVIRÁ (selo de ficção e não ficção da Saraiva, uma das maiores empresas editoriais do Brasil) narra as viagens de D. Pedro II no Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876.

Sinopse
A vida de d. Pedro II foi quase inteiramente dedicada ao seu império e aos estudos nas mais diversas áreas científicas. Durante seu reinado de quase meio século, ele realizou três grandes viagens internacionais, e duas delas, em 1871 e 1876, incluíram o Oriente e a África do Norte. Montado em uma égua branca e acompanhado de uma comitiva de intelectuais e grandes fazendeiros, o imperador era admirado por onde passava pela sua simplicidade e tinha interesse não só em conhecer paisagens e povos diferentes, mas também em divulgar a “terra dos papagaios”, mostrando que a Amrik (pronúncia árabe para América) não se resumia à América do Norte. D. Pedro II pode ser considerado o primeiro relações-públicas brasileiro, descrevendo o Brasil aos povos árabes, africanos e europeus como um imenso e fascinante paraíso a ser desbravado. O imperador era conhecedor de mais de dezessete idiomas, entre eles o árabe, o hebraico, o turco, o inglês e o francês, e encarava os estudos linguísticos como um fator de fortalecimento da comunicação com os estrangeiros. Praticamente todas as impressões de suas viagens estão registradas em seus diários. Nada escapava à sua pena e ao seu olhar observador. Neste As viagens de d. Pedro II, o pesquisador Roberto Khatlab apresenta um panorama do Oriente e da África do Norte pela visão do imperador, além de construir um perfil inovador do monarca visionário que guiou parte da história do nosso país.
Sobre o autor:

Roberto Khatlab nasceu em Maringá, no Paraná. É pesquisador e autor de vários livros sobre história, religião, relação Brasil-Oriente Médio, emigração e imigração libanesa, publicados em português, árabe, francês, inglês e espanhol, chegando a ganhar o prêmio de literatura Said Akl (Líbano). Reside em Beirute, no Líbano, onde é diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina na Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Cecal-Usek).
Lançarei o livro, juntamente com uma palestra sobre o tema, em São Paulo e no Rio de Janeiro:
20 de agosto - Museu Imperial de Petrópolis,  às 19 hs
21 de agosto – Museu Nacional do RJ,  às 15hs
27 de agosto – Clube Monte Libano, SP,  às 20:30hs
28 de agosto – Universidade Paulista, SP, às 9hs
29 de agosto – Esporte Clube Sírio, SP à 16hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário