segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cultura árabe na festa das etnias de Criciúma


Município catarinense terá festa de 1 a 6 de setembro com atrações gastronômicas, de música, dança e arte. Comunidade árabe local oferecerá comida típica e shows.


São Paulo – A cultura árabe estará na programação da 26ª Festa das Etnias, que acontece de 1º a 6 de setembro, no município catarinense de Criciúma. O evento ocorre no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, com atrações gastronômicas, restaurantes e barracas de comidas e bebidas típicas, shows de dança e música, além de comercialização de artesanato, exposição de fotos e de peças históricas.
Divulgação
Danças árabes estão na programação
Quem organiza a participação da comunidade árabe é a Associação Tradição, Arte e Cultura Árabe de Criciúma. O presidente da entidade, Omar Saleh, conta que haverá um restaurante e uma lanchonete com culinária árabe, além de apresentações de dança. No restaurante, um buffet vai servir pratos tradicionais como homus, kibe cru, coalhada seca, babaganuche, entre outros.
Na lanchonete haverá esfihas, shawarma e kibe. Segundo Saleh, quem prepara os pratos tanto da lanchonete quanto do restaurante são integrantes da comunidade árabe. As delícias gastronômicas são feitas especialmente para a festa. No restaurante também haverá artigos em exposição, como objetos e vestimentas árabes, do acervo pessoal de integrantes da colônia.
Da programação artística da festa fará parte a dança árabe, apresentada pelo grupo Luzes do Oriente, da cidade de Criciúma. Haverá show de dança do ventre pelas dançarinas do grupo no dia 4 de setembro, uma sexta-feira, e no dia 5 de setembro, um sábado, nos dois dias às 19 horas.

Saleh conta que a comunidade árabe é formada por cerca de 300 pessoas na cidade. Criciúma tem cerca de 200 mil habitantes. De acordo com o presidente da Associação Tradição, Arte e Cultura Árabe de Criciúma, cerca de 10% deste total integra a entidade. Há profissionais liberais, médicos e advogados na colônia, mas a maior parte atua no comércio.

A Festa das Etnias terá representantes das comunidades italiana, alemã, polonesa, portuguesa, negra e espanhola, além de árabes. A comemoração recebe cerca de 20 mil pessoas por dia e atrai, além de moradores da cidade, público dos municípios vizinhos e outros estados. Haverá shows de cantores conhecidos nacionalmente, como Zé Ramalho, a dupla sertaneja Marcos & Belutti, o padre Alessandro Campos e o vocalista Armandinho.

O objetivo da festa é fomentar o turismo de eventos no sul de Santa Catarina. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Criciúma, com organização da Fundação Cultural do município. A entrada na festa é gratuita, mas algumas atrações são pagas.

Serviço:
27ª Festa das Etnias
De 1 a 6 de setembro de 2015
Pavilhão de Exposições José Ijair Conti
Criciúma - Santa Catarina
http://www.criciuma.sc.gov.br/fcc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário