quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Agricultura familiar abastece escolas em São Miguel do Iguaçu (PR)

PAA

Há dois anos, a rotina dos agricultores Marlene Costa e Salmo Norberto mudou graças ao Programa de Aquisição de Alimentos
Publicado em 28/01/2016 14h59
Brasília – No sítio do casal de agricultores familiares Marlene Machado Costa, 46 anos, e Salmo Norberto Costa, 50, as quartas-feiras e os sábados eram reservados para montar as caixas com as hortaliças, milhos, batatas e cenouras. Depois disso, os produtos seguiam para a feira livre de São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Há dois anos, a rotina do casal mudou. Além de vender seus produtos na feira livre, os agricultores passaram a comercializar produtos orgânicos para oPrograma de Aquisição de Alimentos (PAA). “As caixas agora vão para as escolas e para a feira. Estamos plantando mais”, conta Marlene.
A família e outros 165 agricultores familiares integram a Associação dos Produtores de Agricultura e Pecuária Orgânica de São Miguel do Iguaçu. Desde 2005, a organização vende seus alimentos para o PAA. Os produtos são doados para 24 instituições - destas, 20 são escolas da rede pública de ensino. “Meus sobrinhos que moram na cidade elogiam a comida da merenda. Fico feliz que eles gostem do que a gente planta aqui.” 
Com o dinheiro do PAA, Marlene conta que pagou as contas que estavam atrasadas. “Também paguei as sementes que a gente usou nesse plantio. Pagamos à vista. Foi muito bom”. O programa deu à família uma folga nas dívidas. Assim, o casal pôde melhorar a plantação. Neste mês, as vendas ainda estão fracas, porque a horta ainda está crescendo. “Estamos vendendo só umas coisinhas: cebolinha, milho verde, mandioca. As folhas ainda estão crescendo, mas acho que vai ser uma boa colheita”. 
A presidente da Associação, Marlene Shimitz, 45, conta que o PAA vem ajudando muito as famílias associadas. Antes, segundo ela, os agricultores plantavam “muito pouco e não tinham renda nenhuma”. “Com o programa, elas puderam plantar mais e melhorar a vida. Temos pessoas que só vendem graças ao PAA”, destacou ela, que também é agricultora familiar. 
Compra com Doação Simultânea – A Associação dos Produtores de Agricultura e Pecuária Orgânica de São Miguel do Iguaçu participa do PAA na modalidade Compra com Doação Simultânea, executada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial ou equipamentos públicos de segurança alimentar e da rede pública e filantrópica de ensino.
A Compra com Doação Simultânea permite a aquisição de alimentos in natura ou processados, enriquecendo os cardápios dos beneficiários consumidores. O fornecimento de produtos orgânicos é privilegiado, sendo possível incluir até 30% a mais do que o valor pago para o alimento convencional. Para participar da modalidade, os agricultores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
Informações sobre os programas do MDS:0800-707-2003mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:Ascom/MDS(61) 2030-1021www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário