terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Produção mundial de café conilon cresce 418% em 55 anos, aponta CNA


Por Equipe CaféPoint (CaféPoint)
postado em 22/01/2016

Da redação

café conilon (canephora) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial do grão. Nos últimos 55 anos, a produção global da variedade cresceu 418,3%, saltando de 12,6 milhões em 1960 para 65,3 milhões de sacas de 60 quilos na safra 2014/2015. Sua participação na oferta internacional no mesmo período passou de 19,3% para 44,6%, impulsionada pela ascensão do Vietnã à liderança mundial na colheita deste tipo de café.

A análise está no Boletim Ativos do Café, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Inteligência em Mercados daUniversidade Federal de Lavras (CIM/Ufla).

De acordo com a edição deste janeiro do Boletim, dois fatores ajudam a explicar a expansão do café conilon. O primeiro fator está relacionado com a melhoria daqualidade da bebida, em função do aperfeiçoamento dos métodos de processamento dos grãos. Com isso, aumentou-se gradativamente a quantidade de conilon nos blends produzidos pelas indústrias nacional e mundial de café. O segundo fator se refere a maior resistência das plantas canephora às interferências climáticas nas lavouras, além de alcançarem altos índices de produtividade e menores custos de produção, quando comparados à espécie arábica.

O boom do café conilon, aponta a CNA, ocorreu a partir da safra 1996/1997, quando o Vietnã assumiu o primeiro lugar na produção mundial desta espécie. O país asiático é o maior fornecedor mundial de conilon e o segundo maior produtor internacional de café, atrás apenas do Brasil, que lidera a oferta global do grão no mundo.

O estudo utilizou dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) compilados pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café (Icafebr), entidade ligada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que desenvolve projetos e estudos sobre cafeicultura. Acesse a análise na íntegra pode ser acessada, aqui

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Equipe CaféPoint    São Paulo - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário