segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Padre reza missa com boné do MST e defende terra para todos - vídeo


Da Redação
A missa que irritou a direita nas redes sociais
A missa que irritou a direita nas redes sociais
A missa rezada pelo frei Gilvander Luís Moreira, em acampamento do MST, gerou polêmica na Internet. Grupos de direita e eleitores conservadores protestaram por conta do sermão do religioso que defende o direito de todos à terra, além da qualidade da agricultura - longe de agrotóxicos, transgênicos e em defesa da agricultura orgânica - daí a ser execrado pelo agronegócio também. 

Os princípios defendidos pelo frei resgatam a máxima do líder religioso e criador da Pastoral da Terra, a ala progressista da Igreja Católica do campo, Pedro Casaldáliga, que defendia o direito do cidadão à terra ainda em vida: "terra no céu todos nós teremos. O que desejamos agora e urgente é a terra na terra". Veja o vídeo.

O vídeo que você assiste agora foi postado por um dos grupos adversários da Pastoral da Terra e da Teologia da Libertação - que defende o ingresso na religião no ambiente político e social. Suas manifestações não coadunam com a opinião deste site - que defende ampla e irrestrita reforma agrária em terras públicas, privadas ou mesmo de igrejas:




Frases de Pedro Casaldáliga, o homem a quem os índios ofereceram e sacramentaram o simbolismo do anel de tucum:

"Para a direita é preferível ter o papa contra a Teologia da Libertação do que Fidel a favor." 


"Não é só imoral cobrar a dívida externa, também é imoral pagá-la, porque, fatalmente, significará endividar progressivamente os nossos povos." 

"Para a direita é preferível ter o papa contra a Teologia da Libertação do que Fidel a favor." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário