segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Incra fornecerá equipamentos para instalação de panificadoras em assentamentos de Goiás



Publicado dia 22/01/2016
Crédito: Ascom MDA

A Superintendência Regional do Incra em Goiás (Incra/GO) finalizou licitação para a compra de equipamentos destinados à implantação de panificadoras em assentamentos da reforma agrária. Para receber os maquinários, as associações ou cooperativas de assentados devem protocolar as propostas, de acordo com o Manual da Ação Terra Sol – anexos 2, 3 e 5, na Sala da Cidadania, em Goiânia (Av. João Leite, nº 1.520, Setor Santa Genoveva). Os documentos devem ser remetidos ao superintendente regional da autarquia, Jorge Tadeu Jatobá Correia.
Pelo edital, o Incra/GO poderá selecionar até sete kits com 17 equipamentos para panificadoras cada um. Esses kits serão constituídos de itens desde balança para pesagem de produtos, mesas, estantes, batedeiras, fogões, fornos e freezeres (veja aqui a lista completa de equipamentos). O Incra/GO pode investir cerca de R$ 250 mil nesta ação. O Terra Sol é um programa do Incra que apoia a implantação e o desenvolvimento de agroindústrias em áreas da reforma agrária.
As entidades interessadas em implantar panificadoras precisam estar legalmente constituídas como associações ou cooperativas e a proposta deve ser elaborada por um responsável técnico, que pode ser prestador de serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) contratado pelo Incra/GO. Também é necessário ter estrutura predial disponível para instalação da panificadora no núcleo coletivo (mesmo que seja necessária adequação, reforma ou ampliação); ter plano de atendimento às regras de vigilância sanitária, de instalação e de funcionamento vigentes; ter foco em comercialização para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outras exigências.
De acordo com o analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra/GO, Henrique Amorim, o objetivo desta ação é dinamizar a economia dentro dos assentamentos ao agregar valor à produção primária, observando a realidade existente. Ele informou que há estudos para realizar aquisições futuras de tanques de resfriamento para leite, equipamentos para processamento de vegetais e de mel, entre outros.
Em Goiás, há assentados produzindo panificados, geleias, doces e laticínios para entregar para programas do Governo Federal, como PNAE e PAA.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703 /1726
jornalismo@gna.incra.gov.br
twitter: @incra_goias
www.incra.gov.br/go

Nenhum comentário:

Postar um comentário