quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Parceria da Fundação Banco do Brasil com criadores de caprinos e ovinos de Sergipe melhora produção

07/01/2016

Parceria com criadores de caprinos e ovinos de Sergipe melhora produção
Com recursos de  R$ 444 mil da Fundação BB, projeto capacita pequenos produtores para manejo e comercialização da carne, leite e derivados 

Por Dalva de Oliveira 
 
A união de mais 600 produtores de ovinos e caprinos de doze municípios sergipanos fortalece a cadeia produtiva da caprinovinocultura no estado. A partir de 2014, a Federação das Associações de Criadores de Caprinos e Ovino de Sergipe (FACCOS) recebeu investimento social da Fundação Banco do Brasil de R$ 444 mil, para disseminar as boas práticas de produção na região do alto sertão sergipano e sertão ocidental, onde muitos criadores ainda adotam sistemas rudimentares para o manejo dos animais.

O projeto intitulado “Desenvolvimento Social e Fortalecimento da Base Produtiva da Caprinovinocultura de Sergipe”, conta com 17 técnicos de campo, que fazem o atendimento direto ao produtor. Além de capacitá-los para seguir as normas sanitárias, o controle de doenças e a melhora da produtividade, a iniciativa também ajuda na disseminação de conhecimentos sobre comercialização de carne, leite e derivados. Alguns criadores chegaram a triplicar seus rebanhos com o apoio do projeto.

De acordo com o gestor do projeto, Francisco José de Araújo Portela, alguns produtores são vistos na região como exemplo de sucesso na criação de ovinos e caprinos e na fabricação de diferentes tipos de queijo que colocam no mercado. Para ele, o projeto ajuda a promover a melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores que tem na atividade a base de seu sustento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário