sábado, 16 de janeiro de 2016

GOIÁS: Incra e assentados usam criatividade e trocam curral por poços artesianos

Publicado dia 14/01/2016
Em Lagoa Santa, município goiano que fica na fronteira com o Mato Grosso do Sul, no assentamento Sete de Setembro, a falta de água em algumas parcelas desanimava os agricultores. Para a moradora do Sete de Setembro, Maria Aparecida Fidelis, a Cida, o “bem maior” num assentamento é água. “Como plantar e cuidar da criação se não tem água?”, questiona.
Essa preocupação ficou para trás agora em janeiro. As 34 famílias do Sete de Setembro passam a contar com poços artesianos em suas parcelas. A solução para a dificuldade foi pensada coletivamente. Os moradores do assentamento sugeriram ao Incra que um curral de alto padrão, no centro da propriedade, fosse negociado em troca da água. “Como o bem ficou na cota coletiva do assentamento - que conta com outro curral de bom nível compartilhado entre eles - vimos que era possível desfazer dele e reverter em poços artesianos nas parcelas”, explicou”, Cida.
Da parte do Incra, foi necessário fazer uma consulta jurídica interna e verificar a legalidade da transação, além de realizar entrevista com os assentados, assegurando que todas as 34 famílias, mesmo as que não tinham problema com água, aceitavam trocar o curral pelos poços artesianos. Para o superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá Correia, foi necessário esforço, cuidado e olhar acurado por parte dos servidores para encontrar o caminho legal para a negociação. “O resultado não poderia ser melhor: famílias satisfeitas, com mais ânimo para tocar seu trabalho”, ressaltou.
Boas novas
Após seis meses, a perfuração dos poços transformou-se em realidade. A empresa Cristal Poços aceitou permutar o serviço pelo curral. No dia 28 de outubro iniciou o trabalho, rodeado pela curiosidade de alguns assentados, entre eles, Cida, que deu início a essa história, emocionada, com a chegada das máquinas e a perfuração. "Vale a pena sonhar e lutar pelo que se acredita", conclui com lágrimas nos olhos.
Além de perfurar, a Cristal Poços deixou os poços aptos para uso, de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, pelo valor de R$ 200 mil negociados do curral. As famílias terão apenas que instalar a bomba e a caixa d´água para o abastecimento.
Além da água, 2016 reserva mais boas notícias para as famílias do Sete de Setembro, as casas, financiadas pelo Minha Casa Minha Vida, devem ser finalizadas até meados de março. A energia também não tarda. A Celg, que executa o programa do Governo Federal Luz para Todos em Goiás, visitou as parcelas em outubro passado e deixou marcados os locais para instalação dos postes e ligações elétricas.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
(62) 3269-1703 /1726
jornalismo@gna.incra.gov.br
twitter: @incra_goias
http://www.incra.gov.br/go

Nenhum comentário:

Postar um comentário