quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

"Sou embaixador do Bolsa Família", diz Nobel da Paz de 2014


COMBATE À POBREZA

Em encontro com a ministra Tereza Campello, Kailash Satyarthi é informado sobre resultados do combate à pobreza no desempenho educacional
Publicado em 27/01/2016 10h13
Foto: Ana Nascimento/MDS
São Paulo – O indiano Kailash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2014, se surpreendeu com os resultados do programa Bolsa Família na redução da desigualdade educacional no Brasil ao aumentar para cerca de 60% o percentual de jovens pobres que concluem o ensino fundamental na idade certa, aos 15 anos. 
Ele esteve com a ministra Tereza Campello em São Paulo nessa terça-feira (26). "É impressionante", comentou o Kailash, que se definiu como "embaixador não remunerado" do Bolsa Família, por falar sobre o programa de transferência de renda em diferentes fóruns, em vários países. 
Tereza Campello apresentou ao indiano o novo perfil do trabalho infantil no Brasil, baseado na mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE. A pesquisa mostra que jovens entre 16 e 17 anos somam mais da metade dos que trabalham, que a maioria das crianças e dos jovens está na escola e que a ocupação aumentou e se concentra nas faixas de renda mais elevadas. "Não são mais crianças pobres que deixam de estudar para ajudar a comprar comida, é um desafio de natureza diferente", comentou a ministra. 
Kailash insistiu em que menores de 14 anos não deveriam trabalhar, ainda que sejam uma parcela pequena do trabalho infantil. O indiano elogiou a integração de políticas públicas com foco nas crianças e pediu apoio a uma campanha mundial de proteção à infância. 

Informações sobre os programas do MDS:800-707-2003mdspravoce.mds.gov.br 
Informações para a imprensa:Ascom/MDS(61) 2030-1021www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário