terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Mais infraestrutura para São João do Jaguaribe (CE)


 0  0 
 
 
terça-feira, 19 Janeiro, 2016 - 14:15
Máquinas do PAC2 mudam a realidade de estradas de município cearense
Faz três anos que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) chegou a São João do Jaguaribe (CE), município localizado a 215 quilômetros da capital Fortaleza. De acordo o agricultor familiar Luiz Soares, tempo suficiente para que os equipamentos - uma retroescavadeira, uma motoniveladora, uma pá carregadeira, um caminhão-pipa e um caminhão-caçamba, doados à prefeitura por meio do programa, mudassem para sempre a vida dos moradores da cidade com pouco mais de sete mil habitantes. “Quem não vem aqui há muito tempo, fica de boca aberta. Não dá nem pra reconhecer”, brinca.
Luiz conta que com a chegada das máquinas ficou mais fácil produzir e comercializar o feijão, a banana e o leite que saem da pequena propriedade de dois hectares. Resultado: mais renda e qualidade de vida para a família. “Quando a gente precisa arrumar alguma coisa, esses equipamentos ajudam muito. Sem eles, ou o trabalho ia demorar muito ou sairia muito caro”, observa. No estado, o valor para alugar uma retroescavadeira, por exemplo, varia de R$ 150 a R$ 300 a hora.
Foi o prefeito de São João do Jaguaribe, Francisco Acácio Chaves, que recebeu os equipamentos do programa e assumiu a responsabilidade de usá-los em benefício da população – predominantemente de agricultores familiares. Para ele, a iniciativa promove a estruturação produtiva de milhares de trabalhadores rurais e anuncia um novo tempo, de desenvolvimento e progresso.
“O PAC foi uma iniciativa revolucionária porque possibilitou a aquisição dessas máquinas por municípios pequenos, que não tinham recursos para comprá-las. E aí, as melhorias que o povo precisava nunca eram feitas. Depois que os equipamentos chegaram, já fizemos limpeza e construção de barragens, manutenção de estradas vicinais, nivelamento em propriedades de agricultores familiares e melhoramos o escoamento de rios que cortam o município”, explica.
No Semiárido as máquinas do programa também ajudam a minimizar os prejuízos causados pelos longos períodos de estiagem. Segundo Francisco, o conjunto dessas melhorias possibilitou que agricultores familiares, como Luiz Soares, tivessem mais acesso a políticas do Governo Federal. “Como os agricultores contam com mais estrutura, a participação deles no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) aumentou muito”, garante.
O consumidor, que adquire produtos da agricultura familiar em feiras e mercados, também saiu ganhando. “A gente tira o atravessador do processo de comercialização.  O produtor vende direto para o consumidor, o que representa vantagens para os dois.  Além disso, o valor movimentado pela agricultura familiar fica no município e movimenta a economia”, finaliza o prefeito.
PAC2
A iniciativa faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, que viabiliza grandes obras de infraestrutura no País. Por meio do programa, foram entregues máquinas que melhoraram a condição de vida de quem vive no meio rural brasileiro. Só no Ceará foram entregues, entre 2013 e 2014, 901 máquinas.
Os equipamentos são usados para abrir estradas que garantem a mobilidade de quem vive no meio rural brasileiro, favorecendo o escoamento da produção e o acesso a serviços, como de ambulância e transporte escolar. Nas regiões onde os recursos hídricos são escassos, elas também são utilizadas na abertura de açudes, poços e cacimbas.
Cada município com até 50 mil habitantes recebeu um kit com uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão-caçamba. Os municípios localizados na região do Semiárido, em situação de emergência por causa da estiagem, receberam também uma pá carregadeira e um caminhão-pipa.

Ranyelle Andrade
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/mais-infraestrutura-para-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-do-jaguaribe-ce#sthash.gG5SB0Mm.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário