terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Presidenta Dilma se reúne com mineradoras para definir acordo pela reparação do Rio Doce

Posted: 25 Jan 2016 03:27 PM PST
Dilma reunião com mineradorasPresença de representantes de mineradoras na reunião com presidenta Dilma reafirma compromisso das empresas com efetivação de uma solução para a recuperação tanto sócio-econômica quanto ambiental da bacia do Rio Doce. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff realizou nesta segunda-feira (25), em Brasília, uma reunião com os presidentes da Vale, Murilo Fereira, e da BHP Biliton, Dean Dalla Valle, controladoras da empresa Samarco, a fim de acertar detalhes do acordo para atender a população e recuperar o Rio Doce, na região atingida por uma enxurrada de lama, após o rompimento de duas barragens em Mariana (MG), em novembro do ano passado.
Durante o encontro, foi discutida a estruturação do fundo que vai gerenciar os recursos, de cerca de R$ 20 bilhões, a serem investidos em ações de recuperação ambientais e sócio-econômicas. Participaram também da reunião o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; e o procurador-geral do estado, Rodrigo Rabello; além do advogado-geral de Minas Gerais, Onofre Batista, e dos ministros Jaques Wagner (Casa Civil); Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral da União); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); e Eduardo Braga (Minas e Energia).
Segundo Adams, a reunião com a presença dos representantes das mineradoras “reafirma o compromisso das empresas com a efetivação de uma solução que representa uma recuperação [da região afetada pelo acidente] tanto sócio-econômica quanto ambiental para o enfrentamento da tragédia na bacia do Rio Doce”. A expectativa do governo é de que um acordo final com as empresas seja fechado até o início de fevereiro.
Na última semana, na quinta-feira (21), o advogado-geral da União informou, após a primeira reunião com a presidenta Dilma, que haviam sido apresentados 38 programas (19 socioambientais e 19 socioeconômicos) para revitalizar a região do Rio Doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário