quarta-feira, 14 de março de 2012

PAULO FOLETTO PROTESTA CONTRA TENTATIVA DE IMPORTAÇÃO DE CAFÉ ROBUSTA



O DEPUTADO PAULO FOLETTO FEZ PRONUNCIAMENTO NA CAMARA FEDERAL EM DEFESA DO CAFÉ CONILON CAPIXABA, QUE ESTÁ AMEAÇADO PELA IMPORTAÇÃO QUE A INDÚSTRIA DO SOLÚVEL QUER FAZER O CAFÉ ROBUSTA.
PARABÉNS DEPUTADO, POR EXERCER O SEU MANDATO EM DEFESA DOS INTERESSES DOS CAPIXABAS.QUE OS DEMAIS PARLAMENTARES ASSIM ´PROCEDAM.

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem supervisão
Sessão: 033.2.54.OHora: 10:06Fase: BC
Orador: PAULO FOLETTOData: 08/03/2012



SRA. PRESIDENTA (Rose de Freitas) - Há vários os oradores, mas eu gostaria de dizer que nós temos tempo, pois existem apenas 5 itens acordados na Ordem do Dia.
Vou conceder a palavra por 1 minuto ao Deputado Paulo Foletto e ao Deputado Mauro Benevides. Depois, nós vamos intercalando para que todos possam falar. Está certo assim? Hámuitos ausentes aqui também.
O SR. PAULO FOLETTO (Bloco/PSB-ES. Sem revisão do orador.) - Parabéns, Presidente Rose de Freitas, pelo Dia Internacional da Mulher. Também faço uma homenagem à D. Iolanda, minha mãe, lá em Colatina.
Sra. Presidente, há 2 meses da colheita do café no Espírito Santo, quero manifestar aqui o total repúdio à tentativa da indústria do solúvel, de querer importar café robusta-conilon através do regime de drawback.

simples anúncio da possiblidade já esfria o mercado e deixa marca no bolso do produtor. Não é a primeira vez que essa informação vem à tona no mercado de café do Espírito Santo.
drawback é um regime aduaneiro especial, que permite a importação de insumos de produção industrial sem a oneração dos impostos incidentes na entrada, desde que tais insumos sejam utilizados na obtenção de produtos destinados à exportação.
Sabemos que sempre haverá um país disposto a consumir café robusta plantado no Vietnã. Mas, paulatinamente, os países consumidores passarão a exigir cafés certificados, algo que já começa a acontecer atualmente. E será aí que aqueles que fizerem a lição de casa poderão se beneficiar.
Graças ao Estado capixaba, o Brasil é o segundo maior produtor de café robusta do mundo. Atualmente, o Estado é responsável por 65% da produção nacional do café conilon.
O Vietnã é o maior produtor de café robusta do mundo. Não podemos permitir a importação de café de um país, Deputado Amauri Teixeira, onde não há incidência de tributos no produto e onde o trabalhador recebe uma miséria, caracterizando um trabalho escravo.
Não ao drawback do café robusta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário