terça-feira, 14 de agosto de 2012

Agricultores contam com assistência do Incaper e parceiros para o fortalecimento agrícola


Assessoria de Comunicação Incaper
Produtores participam de dia de campo organizado pelo Incaper
Constituído com o objetivo de otimizar e racionalizar os serviços prestados às famílias rurais capixabas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesa (Seag) está presente há 56 anos na vida dos agricultores. E esse trabalho só é possível com ajuda de parceiros que agregam valores à assistência prestada.

“O papel do agente de desenvolvimento rural tem um desempenho melhor em parceria com outras instituições públicas, privadas, cooperativas e não governamentais, cada um atuando em sua área de competência, desenvolvendo a extensão rural da melhor maneira possível”, afirmou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Trabalhando com foco no fortalecimento rural capixaba, um dos parceiros do Incaper é a Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (OCB/ES). “O Incaper tem andado lado a lado com o Sistema OCB-Sescoop/ES, temos crescido cada vez mais em trabalho, confiança e cooperação e com isso ampliamos nosso trabalho em todo o Estado” avaliou o superintendente do Sistema OCB-Sescoop/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

“O Senar tem realizado muitos cursos em conjunto com o Incaper e com isso levamos o desenvolvimento das pesquisas como, por exemplo, no Programa ‘Renovar Arábica’, onde passamos os conhecimentos para que os produtores possam cada vez mais gerar renda. Com esse trabalho ganha o agricultor, o Senar e o Incaper”, indicou o coordenador da área de Formação Profissional Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fabrício Gobbo Ferreira.

Para a diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes), Augusta Búffolo, o Espírito Santo só tem a ganhar com a parceria entre o órgão e o Incaper. “Nós aprimoramos as ações com o mesmo propósito: fortalecer a assistência técnica e a extensão rural para os assentados, trabalhadores rurais e agricultores familiares capixabas. Ficamos felizes em contribuir para que quem trabalha no campo possa fazer isso com conforto e produzir com qualidade”, disse.

“As pesquisas são a essência para a obtenção do conhecimento científico, e o Incaper sabe fazer isso muito bem, além disso, ele avança com novos experimentos para fazer evoluir as culturas agrícolas do Espírito Santo. Essas também são levadas para todas as partes do mundo, o que faz do Instituto uma referência na criação de soluções para o meio rural”, apontou o coordenador de pesquisa e extensão da Faculdade de Castelo (Facastelo) e coordenador do programa Inventa Brasil, Marcelo Vivacqua.

“Nosso trabalho em conjunto com o Incaper é educativo para que os proprietários rurais saibam da importância de manter as condições ambientais e de produção e com isso gerar benefícios para a sociedade”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), Helder Carnielli.

A proposta do Incaper implica em continuar fazendo pesquisa e extensão rural em face da dinâmica da agricultura. Para que o produtor tenha acesso às informações do Instituto e de seus parceiros é importante a visita ao escritório do Instituto, que está localizado em todos os municípios do Estado. Além disso, participar dos Dias de Campo, encontros, cursos e programações especiais, onde técnicos e extensionistas do Incaper e dos parceiros repassam as informações com a finalidade do fortalecimento da agricultura capixaba.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário