quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conilon capixaba é destaque em Brasília


Foto: Thiago Fernandes
A diretoria da Embrapa Café degusta o café 100% conilon capixaba
Quem mais entende de café no Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Café, sediada em Brasília – DF, recebeu, nessa terça-feira (14), cerca de dez quilos de café conilon capixaba. O responsável pelo envio dos grãos é o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) que trabalha para a produção de conilon de qualidade no Espírito Santo.

“Mais do que aroma, sabor e outras características sensoriais, por trás das xícaras de café tem gente. O café une as pessoas, gera trabalho e renda e esse café representa a mais completa obra da atividade econômica já produzida no Espírito Santo. Os visitantes e a diretoria da Embrapa terão a oportunidade de degustar e comprovar a força de um café 100% conilon”, afirma Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

“Queremos, com essa amostra, contribuir na divulgação dos cafés produzidos em diferentes regiões e em diversos cultivos. Esse café fará parte de um ambiente de degustação de cafés do Brasil, de forma que a sociedade conheça as nuances do produto”, aponta o gerente-geral da Embrapa-Café, Gabriel Ferreira Bartholo.

Essa é uma importante conquista, e é realizada no ano em que o conilon completa 100 anos de existência no Espírito Santo e se consolida como maior produtor do Brasil. O café enviado foi do produtor de São Gabriel da Palha, Bento Venturim, e foi preparado pela Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel).

Café no ES

O agronegócio do café é uma das atividades mais importantes do Espírito Santo por seu grande peso social e econômico. Presente em todos os municípios capixabas, exceto Vitória, é a atividade com maior poder de geração de empregos no Estado. A cafeicultura é o sustentáculo econômico de 80% dos municípios e responde por 43% do PIB agrícola capixaba.

Toda a cadeia produtiva gera aproximadamente 400 mil postos de trabalho ao ano. Só no setor de produção, envolve 131 mil famílias, com tamanho médio das lavouras em torno de 8,3 hectares. O Estado é o único que tem produção significativa das duas espécies - arábica e conilon – com produção anual de cerca de 11 milhões de sacas colhidas em 60 mil propriedades, das quais, mais de 73% são de base familiar.

Esses números colocam o Estado como o segundo maior produtor do Brasil. Destaca-se como o maior produtor brasileiro de café conilon e terceiro maior de café arábica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário