terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cooxupé: Inverno chuvoso, o pior desde 1983, atrasa exportações da cooperativa





Safra de cafés especiais da Cooxupé cai 25%
O registro de um inverno chuvoso no Brasil está prejudicando o desempenho da principal cooperativa do Brasil, a Cooperativa dos Produtores de Café de Guaxupé (Cooxupé), que tradicionalmente produz 80% de sua safra de cafés especiais, mas que este ano registrou 55% de produtos especiais até o momento. “De acordo com relatos dos produtores, este é o pior ano para a colheita de café das últimas décadas”, diz Joaquim Libânio Ferreira Leite, Superintendente da Cooxupé. 

A projeção da entidade, de uma colheita de 5 milhões de sacas na safra 2012/2013, está mantida, mas a qualidade será sensivelmente afetada pelas chuvas. “Desde 1983 não havia de registro de chuvas durante o período de colheita”, disse Libânio, que esteve participando nesta segunda-feira (6/80) do 11º Congresso da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), em São Paulo. 

Em consequência do atraso da colheita, as exportações da cooperativa – que devem somar 2,5 milhões de toneladas - foram suspensas, devendo ser retomadas em meados de setembro. “Os nossos clientes que exigem alta qualidade serão atendidos com estes 55% de produção de cafés especiais, mas precisamos avaliar a qualidade da nossa safra para prosseguir as vendas”, avalia Libânio, que acredita que até setembro cerca de 80% da colheita já terá sido realizada. A Cooxupé conta com 12 mil produtores de café, dos quais 80% são de porte pequeno e médio.
ExpressoMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário