terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cresce venda de batata yacon

Cresce venda de batata yacon - 20/8/2012
 

A venda da batata yacon vem crescendo no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). Nos últimos seis meses, foram 12.292 quilos comercializados da hortaliça raiz. A movimentação financeira foi de R$ 20.619,79 e o preço médio do quilo chegou a ser cotado a R$ 1,68.
Segundo o setor de estatística da Ceasa/ES, de fevereiro a julho, o município de Santa Teresa foi o responsável por 68% da produção da hortaliça vendida na Ceasa/ES, totalizando 8.360 quilos. Já o município de Santa Maria de Jetibá apresentou 62,5% da participação, com 7.680 quilos, e Afonso Cláudio com 2.600 quilos (21,2%). Ao todo, 10,8 % do produto que circula no mercado da Ceasa veio do estado de São Paulo.
O produtor Deolindo Stein diz que a batata yacon ainda não é muito conhecida, porém, nos últimos tempos a sua venda tem crescido. “Eu produzo a batata yacon há quatro anos e de lá para cá a venda já dobrou. Apesar de não trazer uma quantidade tão grande, o que trago para Ceasa/ES consigo vender e tem gente que até encomenda. Geralmente, a vendo com a casca, porque ela serve como proteção, mas há produtores e lojas que optam por comercializá-la sem”.
Já os produtores Alemar Zering e Vandelino Beach, que trabalham juntos, começaram a comercializar a batata yacon na Ceasa/ES há poucos dias, e se mostram animados com a produção. “O cultivo é bem simples, as sementes tem que ser plantadas na terra bem fofa, assim facilita o cuidado. Estamos vendendo bem e, por isso, planejamos aumentar a produção”, conta o produtor Vandelino.
Características e benefícios
A batata yacon é consumida há milhares de anos pelos incas, seu cultivo geralmente é feito em terra fofa e em altitudes elevadas. Ela suporta baixas temperaturas e possui raízes tuberosas, que necessitam de uma grande quantidade de água.
Conhecida como batata diet, por ter substância que auxilia no controle de açúcar do sangue, atuando no combate ao diabetes e no emagrecimento. Possui muitos nutrientes, como o cálcio, o ferro, o zinco e o potássio, agindo na redução de bactérias patogênicas e na redução do colesterol.
É importante escolher as raízes sem machucados, garantindo maior durabilidade. A batata pode ser consumida crua, tanto na salada ou como suco e chá. Deve ser conservada na geladeira, por até dois meses.

Redação Campo Vivo com Informações da Ceasa

Um comentário:

  1. Oi Ronald meu nome é Danilo gostei do que vc posto sobre a Yacon tenho uma chacrinha com estufas vivo de hortaliças e gostaria de esperimenta a yacon mas nao sei como adiquiri as mudas
    Se voce poder me ajudar. Sobre onde encontrar ou até me vender algumas.nem que for só um poco pra esperimenta. meu mail ddanilocruz@hotmail.com OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir