sexta-feira, 24 de agosto de 2012

EM COLATINA - Dia do Feirante: simpatia e alegria são marcas registradas desses trabalhadores


 
“Olha o tomate, banana e mamão, tudo fresquinho, fresquinho!” Ao se ouvir essa frase, somos logos remetidos a figura do feirante, que com muita simpatia a alegria, atende de forma democrática todos aqueles que procuram por produtos de qualidade. Na feira a concorrência é grande, pois existem várias barracas vendendo o mesmo produto. Por isso, o comportamento dos feirantes, com brincadeiras, cantadas e gritos, chama a atenção dos clientes e conquistam a clientela.
 
Nesse sábado (25) é comemorado o dia do feirante. Ele se tornou figura central das feiras livres, e tem o dia 25 de agosto, como data comemorativa à sua profissão. A criação da data se deu em virtude da realização da primeira feira livre do Brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo. Os vendedores das barracas geralmente são pessoas de uma mesma família, pais e filhos, que lutam para o próprio sustento.
 
Colatina conta hoje com duas feiras livres, uma no Centro e outra no bairro São Silvano. No total, cerca de 600 feirantes participam das feiras. Além das folhagens, leguminosas, frutas, ovos e frangos, também são comercializados vários outros produtos. São barracas de pastéis e caldo de cana, de defumados como linguiças e carnes, queijos, flores e produtos caseiros.
 
Nas feiras da cidade, trabalham produtores de Colatina, Santa Maria de Jetibá, Santa Tereza, São Roque do Canaã, Governador Lindenberg e Aimorés. No início deste ano foram entregues mais de 200 alvarás para que os produtores possam trabalhar de forma regularizada nas feiras.
 
Já os feirantes que trabalham com carnes e embutidos participaram de cursos de boas práticas e higiene, onde se capacitaram a oferecer aos clientes um produto de mais qualidade. Os feirantes receberam também crachás e jalecos, que garantem mais qualidade no trabalho do feirante, higiene no manuseio dos alimentos e identificação para o consumidor.
 
Texto: Danyara Corona
Foto: Colatina conta hoje com duas feiras livres, uma no Centro e outra no bairro São Silvano. No total, cerca de 600 feirantes participam das feiras. (PMC/Secom)
______
Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051
Pessoal, neste s+íbado (02) a Secretaria de Desenvo.jpgPessoal, neste s+íbado (02) a Secretaria de Desenvo.jpg
129K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário