sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Através do Sebrae ES, Cachoeiro de Itapemirim vai receber Indicação Geográfica dos mármores produzidos na região



Indicação Geográfica confere qualidade e reputação às pedras produzidas no Sul do Espírito Santo. Certificado reconhecido internacionalmente será entregue durante abertura da Cachoeiro Stone Fair 2012
Através de uma solicitação do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa no Espírito Santo (Sebrae ES), juntamente ao Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), o município de Cachoeiro do Itapemirim irá receber do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a Indicação Geográfica (IG) dos mármores produzidos na região, durante a abertura da Cachoeiro Stone Fair 2012, feira do setor que começa no próximo dia 28, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.
A entrega do certificado será feito pele chefe da unidade do INPI no Estado, Edilamar Gonzaga, ao diretor-presidente do Sebrae no Espírito Santo, José Eugênio Vieira, e ao presidente do Cetemag, Emic Malacarne Costa. “Aliado à melhoria da competitividade, esse processo tem papel fundamental na preservação da biodiversidade, do conhecimento regional e dos recursos naturais, oferecendo contribuições extremamente positivas para as economias locais e para o dinamismo da região de onde são extraídas as rochas ornamentais. As empresas passarão a contar com uma linha de produtos processados de forma única, com identidade regional própria”, ressaltou Vieira.
Ferramenta de marketing e também de identificação da qualidade do produto originário de uma determinada região, a IG agrega uma série de benefícios aos produtores, à região e à economia, gerando reconhecimento internacional, proteção da imagem dos produtos e, ainda, valorizando a área produtora. Dentre as mais conhecidas estão: vinho espumante produzido em Champagne, o presunto de Parma e o Vinho do Porto.
No Espírito Santo, há mais duas IG concedidas para as Paneleiras de Goiabeiras e para o Cacau de Linhares. Com a participação do Sebrae, outras solicitações estão em desenvolvimento, como o Socol de Venda Nova do Imigrante, a Carne de Sol do Extremo Norte Capixaba e o Inhame de São Bento de Urânia (Alfredo Chaves).
Cachoeiro Stone Fair 2012
A 34ª edição da Cachoeiro Stone Fair 2012 irá reunir 220 expositores, de sete estados brasileiros, entre os próximos dias 28 e 31 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, que serão responsáveis pela exposição de máquinas, equipamentos, novos lançamentos de mármore e granito e insumos para o mercado de rochas ornamentais.
Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e pelo Cetemag, e realizado pela Milanez & Milaneze, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento e de Turismo, Federação das Indústrias do Estado (Findes), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).
Programação
– Data: 28 a 31 de agosto
– Expositores: 220
– Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim
– Acesso: A feira é voltada exclusivamente para profissionais do setor, que deverão fazer cadastramento prévio pelo sitewww.cachoeirostonefair.com.br
– Funcionamento: das 13 às 20 horas (acesso até as 19 horas)



Descrição: karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário