segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Escassez de barcos trava exportação de café da Indonésia




Uma escassez de barcos contêineres tem adiado o envio de mais de 12.000 toneladas de café do principal porto de exportação da Indonésia e mais problemas deverão ocorrer à medida que a colheita ganha ímpeto, disseram os negociantes na segunda-feira. A Indonésia é o segundo maior produtor de café robusta do mundo depois do Vietnã.
 
Muitos exportadores, que tinham anteriormente barcos contêineres menores, parecem que estavam despreparados para o aumento nas chegadas de café das plantações na principal ilha produtora, Sumatra, à medida que a colheita se recuperou do mau clima. Fortes chuvas prejudicaram a colheita de 2011, causando uma severa escassez na oferta que enviou os preços prêmios a recordes de US$ 550 para futuros.
 
"Há uma falta de grandes contêineres. Alguns envios foram adiados por uma semana e os grãos não foram deixados no porto ainda. Pelo menos 12.000 toneladas estão sendo adiadas", disse um negociante em Bandar Lampung, capital de Lampung, em Sumatra. "Alguns grãos que deveriam ser enviados em julho provavelmente serão enviados em setembro. Os distribuidores não esperavam que as exportações desse ano seriam tão fortes, sendo esse o motivo pelo qual eles têm enviado navios menores ao porto. Muitos navios estão sobrecarregados e ouvi que um quase afundou e tiveram que ser retirados alguns grãos".
 
As exportações de café robusta de Sumatra aumentaram 3% em julho com relação ao ano anterior, mostraram dados do Governo. Em julho do ano passado, as exportações de robusta caíram 40%, para 21.116 toneladas, com relação ao mesmo mês de 2010, devido às condições extremas do clima que afetaram a produção. "É verdade que existe um atraso no envio das exportações de café a países estrangeiros", disse um oficial do braço de Lampung da Associação de Exportadores de Café da Indonésia. "Meus grãos de café ficaram parados por uma semana no porto Panjang".
 
As chegadas diárias de Sumatra ficaram em cerca de 3.000 toneladas nessa semana e a atual colheita deverá desacelerar na maioria das áreas no final de agosto. Os negociantes disseram que os armazéns foram preenchidos com grãos da atual colheita. A produção de café da Indonésia crescerá 17%, para 9,7 milhões de sacas de 60 quilos, em 2012/13, devido às condições mais favoráveis de clima, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário