domingo, 26 de agosto de 2012

Expointer: Agricultura Familiar chamam a atenção do público


Cerca de 32 mil pessoas passaram o domingo entre estandes coloridos, cheios de cores, cheiros e sabores, da Expointer 2012. Os visitantes compareceram com familiares, amigos ou sozinhos, muitos deles usando trajes típicos gaúchos, para conferir a feira que já faz parte da tradição local. Um dos espaços mais procurados foi a Feira da Agricultura Familiar, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por onde deve ter circulado cerca de 70% do público presente. 


O casal Sandra e João Hamilton Santana veio de Triunfo (RS) – município a100 quilômetros de Esteio (RS), onde acontece a Expointer. Os dois visitam a feira todos os anos e sempre fazem questão de passear pelo pavilhão da agricultura familiar. “Todo ano tem uma novidade aqui. Se fosse a mesma coisa sempre deixaríamos de vir”, comenta Sandra. Nesta edição, as inovações ficam por conta das Praças da Cachaça e dos Orgânicos, cada uma com oito estandes.

Entre os expositores da Praça da Cachaça, o casal Maria Fabiane Hilgert, 34 anos, e Leandro Augusto Hilgert, 37, atrai o olhar dos transeuntes com suas embalagens diferenciadas e variedade de produtos. Os licores e cachaças Harmonie Schnaps são fabricados de forma artesanal no município de Harmonia (RS), na propriedade de um hectare, e são a única fonte de renda do casal, atualmente.

Hoje as bebidas podem ser encontradas em lojas especializadas, restaurantes e hotéis em diversas partes do Brasil. No entanto, antes de se aventurarem no negócio, Fabiane e Leandro saíram de Harmonia, onde cresceram, para estudar e trabalhar em Novo Hamburgo. A vida na cidade não agradou.

Cerca de dez anos depois voltaram para o município em que cresceram, com uma ideia na cabeça e sem qualquer garantia. A ideia se transformou em projeto técnico e possibilitou que conseguissem um financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para construir o engenho, em 2004. “O Pronaf nos abriu as portas. Foi graças a ele que conseguimos iniciar tudo isso”, afirma Maria Fabiane.

Oito anos depois, acabaram de pagar a última parcela e já se preparam para recontratar o crédito e ampliar o prédio. O início da reforma está previsto, ainda, para este ano. Se hoje eles produzem 20 mil litros por ano,  com a nova estrutura a expectativa é que o alambique atinja sua capacidade máxima e fabrique 3 mil litros por mês, totalizando quase 40 mil litros por ano. Além disso, a linha de produtos vai crescer e incluir o açúcar mascavo.

Para a primeira edição da Praça da Cachaça da Feira da Agricultura Familiar o casal Hilgert trouxe cachaças e 16 sabores de licor, que incluem desde o tradicional chocolate até sabores exóticos como o Butiá. A expectativa é que o volume de vendas na Expointer 2012 fique entre 200 e 300 litros, mas para Maria Fabiane as vendas diretas não são o maior atrativo. “A feira é para mostrar o seu produto e colocar ele no mercado, o retorno vem depois”, explica.

Os orgânicos
Há poucos metros do estande Harmonie Schnaps, outra ilha agrupa produtores orgânicos. Pela preocupação com um modo de vida saudável e com o meio ambiente, esses produtos são cada dia mais procurados no mercado. Pensando nisso, a cooperativa Bio Natur aproveitou o espaço privilegiado da Praça dos Orgânicos para expor aproximadamente 70 variedades de sementes agroecológicas, que são cultivadas sem agroquímicos.

Os representantes da cooperativa na feira, Mariele Marcelo Silva, 29, e Laércio Barbosa Pimenta, 25, esperam que o evento sirva para mostrar a possibilidade de se ter uma produção agroecológica com preço acessível. “Os produtos orgânicos são bons e toda a agricultura familiar, todas as escolas e creches, todo mundo tem que ter direito a consumí-los e plantá-los”, anima-se Mariele.

Felipe Gehrke,50, e a esposa Solnara, 49, também apostam no orgânico como modo de produção. O engenheiro agrônomo, supervisiona todo o plantio na propriedade de nove hectares. Das frutas cultivadas, e mais algumas compradas de companheiros da cooperativa  Coopernatural, produz sucos, geleias e vinhos. Para Felipe, a ideia de um espaço que centraliza a produção orgânica na Feira da Agricultura Familiar dá mais visibilidade para a área. “ É importante, inclusive, para o pessoal conhecer. Muita gente passa aqui para perguntar e aprender”, conta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário