segunda-feira, 13 de agosto de 2012

#Fantástico - Rede Globo: Inmetro reprova quatro marcas de descafeinados no Brasil




Produtos continham mais cafeína do que o máximo recomendado. Anvisa vai cobrar dos fabricantes e importadores a regularização dos descafeinados.
O Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos acompanhou 400 mil pessoas durante 13 anos e descobriu o seguinte: quem toma pelo menos três xícaras de café por dia reduz em até 15% o risco de morrer por causa de um AVC, de diabetes, doenças do coração ou respiratórias. 

Quem entende de café diz que a lista de benefícios é longa. “Aumento de atenção e em decorrência disso, aumento de memória, melhor qualidade de aprendizado, sensação de energia maior e melhor performance no exercício físico. O café descafeinado é recomendado para pessoas que tem insônia, pessoas agitadas ou ansiosas, pessoas com hipertensão, problemas do coração e também gestantes”, diz Adriana Farah, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Café da UFRJ. 

O Inmetro decidiu avaliar a qualidade dos produtos descafeinados no Brasil. Para isso, selecionou três marcas de café solúvel, 11 de café torrado e moído e seis marcas de chá, que garantem ter apenas traços de cafeína. 

Das 20 marcas avaliadas, quatro apresentaram mais cafeína do que o máximo recomendado. Os chás descafeinados Clipper e Celestial e os cafés descafeinados Coffee Berg e Pelé. 

“Isso significa enganar o consumidor, já que esse cidadão está consumindo esse café, normalmente mais caro do que os tradicionais, na ilusão de que ele é descafeinado, mas ele não é”, afirma Alfredo Lobo, diretor de qualidade do Inmetro. 

Procurada pelo Inmetro, a companhia Cacique, da marca Pelé, alegou fazer controles periódicos de seus produtos. O Inmetro então aceitou fazer uma segunda análise do mesmo lote, só que o resultado foi pior ainda. O nível de cafeína encontrado estava quatro vezes maior do que o recomendado. 

“O que fica claro com a marca Pele é que o fabricante não tem um bom controle de qualidade do produto”, diz Alfredo Lobo. 

Diante das análises, a companhia Cacique disse que mandou retirar o lote reprovado do mercado e se comprometeu a revisar a metodologia de controle de qualidade. 

Já a Coffee Berg alega que seu café descafeinado na verdade é comprado de outro fabricante, dentro das normas, e que apenas embala o produto para venda. O Inmetro sustenta que ao colocar o café em sachês, a empresa fabrica um novo produto e deve assumir a qualidade do que está colocando a venda. 

“A responsabilidade é sempre de quem coloca o produto final para o consumidor”, explica Alfredo Lobo. 

A importadora Gourmand Alimentos, que traz o chá Clipper, e a empresa Aurora, responsável pelo chá Celestial, disseram que já procuraram os fabricantes para pedir esclarecimentos. 

“O importador é o responsável, porque quem está colocando o produto no mercado é ele”, diz Alfredo Lobo. 

Diante dos resultados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que vai cobrar dos fabricantes e importadores a regularização dos produtos reprovados no teste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário