quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Festa com Tapioca gicante em Anchieta


A comunidade de Simpatia, no interior de Anchieta, irá realizar neste final de semana a 2ª edição do Sabores da Tapioca. O objetivo é dar visibilidade a mandioca ou aipim, produto fortemente encontrado na região. O evento terá diversas atividades culturais, shows, além da diversidade de pratos, preparado com os costumes herdados dos descendentes indígenas e italianos que povoaram a localidade.


Os moradores da comunidade vêm reafirmando sua tradição agrícola com base na produção do aipim que tem influência em sua culinária. Da expressiva produção local do tubérculo, derivaram alguns sabores da gastronomia, onde a tapioca é o grande destaque.

Durante todo o domingo de festa serão apresentadas danças, moda de viola, além da comercialização de pratos como bolinhos de aipim e porção de carne com aipim, doces caseiros, bebidas, e um delicioso almoço, composto por carne seca com feijão, farinha e couve.

Como atrativo, a comunidade construirá um quitungo - local de produção de farinha, onde será produzida uma tapioca gigante - a maior da região-, e servida ao público. Também haverá venda de flores tropicais.

Também, no local, será criada uma vendinha para a comunidade comercializar farinha, raiz de aipim, abóbora entre outros produtos. Haverá ainda exposição de “coisas da roça”.

O município de Anchieta é fortemente marcado pela presença indígena, e a utilização da mandioca ou aipim está presente no dia a dia da cozinha local. Em Simpatia, o cultivo de aipim é muito evidente.

“O evento dará ênfase na tradição de plantio da raiz, dos sabores e fazeres, herdado de seus ancestrais; a vontade e a garra de realizar o encontro, foram elementos essenciais para apoiarmos a ideia, disse a Gerente de Cultura e Patrimônio Histórico Telma Amaral.

A comunidade de Simpatia é reconhecida pela sua culinária; o tempero guarda o sabor da comida caseira e já atrai visitantes aos finais de semana para saborear a famosa “galinhada de Solange” e as tapiocas com vários sabores, servidos na Casa da Tapioca.

Programação:
12h – Chegada da cavalgada de tropeiros
13h – Apresentação dos violeiros “Ney e Amarildo”
15h – Apresentação da dança da Tapioca
15h30min – Apresentação da dança do Carimbó
16h – Confecção da Tapioca Gigante
18h – Banda Casaca
20h – Apresentação da dupla “Fernando e Reginaldo”



Dirceu Cetto
Gerência de Comunicação Social/ PMA
Telefone: (28) 3536 1785/ (28) 9969 7693
Tapioca.jpgTapioca.jpg
103K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário