sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mais Alimentos realiza sonho de agricultor familiar de Progresso (RS)


Eugênio Battisti, 50 anos, é um feliz e próspero dono de uma propriedade rural na Comunidade de Alto Honorato, em Progresso. O município fica no Vale do Taquari, na região central do Rio Grande do Sul, a 168 quilômetros da capital, Porto Alegre. Boa parte da sua felicidade ele atribui à família que tem – a esposa Clari, com quem é casado há 25 anos, e aos filhos Giovani, Daniela e Moisés de 23, 21 e 16 anos respectivamente. 

Outro responsável pela alegria de Eugênio é o Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que será uma das atrações da 14ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer 2012, cujo financiamento ele recorreu três vezes. O município de Progresso é formado por descendentes de italianos e, segundo levantamento da prefeitura, 10% da população, de seis mil habitantes, têm Battisti como sobrenome. 
“Com o Mais Alimentos realizei o sonho da minha vida. Graças aos financiamentos do MDA consegui, há um ano, abandonar o cultivo de fumo e investir na criação de gado. Comecei com poucos animais e, hoje, já tenho 40. Também passei a produzir leite e a criar abelhas e até comprei um trator. Com o Mais Alimentos, a gente sente vontade de ir mais longe”, conta o agricultor. 
Eugênio acredita que seu exemplo possa estimular outros agricultores familiares que ainda hesitam em recorrer ao Mais Alimentos e, com receio de abandonar a cultura do fumo, estão empobrecendo. “Minha propriedade é pequena e fica numa região montanhosa. Mesmo assim, não tive medo de arriscar. O banco também confiou no projeto e facilitou todo o processo de financiamento. Tudo deu certo”, salienta. 
A assistência que o agricultor tem recebido dos técnicos da empresa de assistência técnica e extensão rural (Emater) no estado é, igualmente, elogiada pela família Battisti. O filho Giovani conta que as visitas acontecem com frequência e têm sido muito importantes para o aumento da produção de todas as famílias de agricultores da comunidade de Alto Honorato. “Conseguimos atenuar até os efeitos da seca que, para nós, aqui, não foram tão preocupantes quanto em outras regiões. Estamos, realmente, muito satisfeitos”, acrescentou o pai de Giovani. 
Expointer 2012
O Parque de Exposições Assis Brasil, uma área de 141 hectares localizada no município de Esteio, ao lado da rodovia BR 116, é sede de uma das maiores e mais importantes exposições-feira do Mundo, aExpointer. Serão nove dias, entre 25 de agosto e 2 de setembro, em que o Rio Grande do Sul mostrará ao mundo as suas principais riquezas. 
Serviço
13ª Feira da Agricultura Familiar
Data: 25 de agosto a 2 de setembro
Horário: 8h às 20h
Local: Expointer 2012 – Parque de Exposições Assis Brasil, ao lado da BR 116. Esteio (RS).
Entrada: R$ 10 (inteira). Acesso livre para crianças até seis anos.
Outras informações: (51) 3280-4008 

Nenhum comentário:

Postar um comentário